12/02/20
O novo agente do coronavírus, chamado de novo coronavírus – nCoV-2019, foi descoberto no fim de dezembro de 2019 após casos registrados na China. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até o momento, são 45,6 mil casos confirmados em 25 países, com 1.114 mortes. No Brasil, segundo dados divulgados em 12 de fevereiro de 2020 pelo Ministério da Saúde, 11 casos suspeitos estão sendo monitorados nos seguintes estados: Minas Gerais (1), Rio de Janeiro (2), São Paulo (6), Paraná (1) e Rio Grande do Sul (1). O Brasil segue sem nenhum caso confirmado.
A Bióloga Ana Paula Kataoka, Conselheira do Conselho Regional de Biologia da 1ª Região (CRBio-01), entende ser necessária a constante divulgação de informações tanto para os profissionais de saúde quanto para a população em geral sobre o avanço do vírus. “Com as informações disponíveis até o momento, o que precisa ser feito é aumentar a vigilância, preparar a rede pública de saúde para o atendimento de possíveis casos, orientar os profissionais de saúde quanto as medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas pelos serviços de assistência à saúde, realizar diagnóstico rápido dos casos suspeitos e isolar o paciente e seus contactantes durante o período de transmissão”, argumenta a Bióloga, em entrevista publicada pelo CRBio-01.
Os Biólogos, por constituírem categoria profissional de saúde de nível superior, estão capacitados a atuar na vigilância em saúde epidemiológica, sanitária e ambiental, podendo contribuir para o controle da situação atual. “Várias são as oportunidades de atuação nesse campo, uma vez que o Biólogo possui uma ampla gama de conhecimentos multidisciplinares. Dependendo de sua formação e habilitação, o preparo do profissional é inquestionável”, defende Kataoka, para quem a educação continuada deve fazer parte de currículos de graduação e pós-graduação.
=> Confira entrevista com Biólogo pesquisador em Saúde Pública sobre novo coronavírus
“Na vigilância, os Biólogos podem colaborar no diagnóstico das doenças, na educação e orientação da população, instruindo-a sobre formas de transmissão, sinais e sintomas e orientando medidas para prevenção e controle. Já na área da pesquisa, o Biólogo pode contribuir para a compreensão dos mecanismos das doenças, suas causas e efeitos além de desenvolver e aperfeiçoar métodos diagnósticos e tratamentos”, explica Kataoka, que é Bióloga da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.
Perguntas e respostas sobre o coronavírus
O Ministério da Saúde criou uma página para esclarecer fatos sobre o coronavírus e o novo coronavírus (nCoV-2019), informando as formas de transmissão, os sintomas e as formas de tratamento e prevenção. Acesse a página aqui e confira, ainda, os mais recentes boletins epidemiológicos divulgados pelo Ministério.
Leia também
=> Novo coronavírus – o que é, causas, sintomas, tratamento, prevenção e atuação do CFBio
Fontes: CRBio-01 e Ministério da Saúde