12/12/19
Estão abertas as inscrições para participação e
As inscrições para apresentação de trabalho vão até 31 de janeiro de 2020. O tema dessa edição é “Conservação e Melhoramento de Orquídeas”.
O evento tem como objetivo promover intercâmbio de conhecimentos, em âmbito local, regional e nacional, entre professores, estudantes e pesquisadores na área de Conservação, Cultivo e Melhoramento de Orquídeas.
Na sequencia, entre os dias 20 e 22 de março, será realizado o Festival de Orquídeas e Suculentas de Presidente Prudente, evento que terá como atividades: a exposição de orquídeas e suculentas, venda de plantas e produtos e realização de oficinas para o público em geral sobre cultivo, controle de pragas e doenças.
As inscrições e outras informações podem ser obtidas no link: http://www.unoeste.br/Eve/
Sobre o Simpósio
O Simpósio Brasileiro de Orquídeas (SIMBRAORQ) iniciou-se em 2013, na Universidade Federal do Ceará, tendo sido concretizado através do esforço de pesquisadores preocupados com a falta de conhecimento produzido e divulgado na área. O cultivo de orquídeas constitui uma importante interface de conexão entre conservação da biodiversidade, obtenção de fármacos e produção de flores, em um dos ramos do Agronegócio que vem ganhando impulso no mercado atual. Além disso, orquídeas são espécies bandeira muito importantes para a conservação, devido à sua grande capacidade de sensibilizar a opinião pública.
A segunda versão do evento itinerante ocorreu em 2015 no campus de Jaboticabal da UNESP, com foco no cultivo; já na edição de 2017, o III SIMBRAORQ teve como tema “A indústria da Orquídea”, tendo ocorrido na Universidade Estadual de Londrina.
O IV SIMBRAORQ, a ser realizado na Universidade do Oeste em Paulista entre 18 e 22 de março de 2020, na cidade de Presidente Prudente, terá como mote a conservação e o melhoramento de orquídeas. O evento deve contemplar novidades nestas áreas por meio da participação de especialistas mundiais em temas como: bancos de sementes e conservação, polinização, crioconservação, cultivo racional de espécies de interesse ecológico-econômico, técnicas de cultivo, pragas e doenças, produção in vitro, entre outros.