17/05/17
O presidente do Conselho Federal de Biologia (CFBio), Wlademir João Tadei, e a vice-presidente Fátima Cristina Inácio de Araújo receberam nesta quarta-feira (17) o tesoureiro da Sociedade Brasileira de Circulação Extracorpórea (SBCEC), Biólogo Márcio Roberto do Carmo, e o Biólogo Eclair Santos Borba, membro do Conselho Científico da SBCEC. A reunião aconteceu na sede do CFBio, em Brasília.
Durante o encontro, Márcio do Carmo elogiou a Nota Técnica Nº 02/2016 – CFBio/CS, que dispõe sobre a atuação do profissional Biólogo na perfusão. Segundo o tesoureiro da SBCEC, a medida “teve uma repercussão boa entre os Biólogos que atuam na área”. “Era uma questão de honra obter esse reconhecimento, foi muito legal”, afirmou. Na Nota Técnica, o CFBio ressalta que o Biólogo é um profissional integrante das equipes multiprofissionais da saúde e, com a devida capacitação, está apto para exercer funções de perfusionista.
Além disso, o CFBio destaca no documento que a atuação na perfusão exige conhecimentos básicos de Bioquímica, Ciências Morfológicas, Farmacologia, Fisiologia Humana, Microbiologia, Imunologia, Bioética, Biossegurança, Bioestatística, Gestão da Qualidade, que são áreas de conhecimento e atuação dos Biólogos, conforme as Resoluções CFBio Nº 10/2003 e Nº 227/2010.
De acordo com Eclair Borba, o perfusionista conta com "um grande leque de atuação", que vai desde a cirurgia cardíaca e torácica e a oncologia até a assistência circulatória e respiratória. “Uma cirurgia cardíaca, por exemplo, não pode acontecer sem a presença do cirurgião, do anestesista e do perfusionista, que é o responsável por manter o paciente vivo durante o procedimento”, explica.
A perfusão, ou circulação extracorpórea, consiste no conjunto de aparelhos, instrumentos e condutas que artificialmente desempenham as funções de oxigenação, controle de temperatura do sangue e seu bombeamento através do sistema arterial, durante o tempo principal da cirurgia cardíaca.
Dentre as atribuições dos perfusionistas estão: coordenar e administrar as atividades do serviço de perfusão; obter dados biométricos do paciente; solicitar materiais específicos para perfusão; calcular doses de fármacos para anticoagulação do paciente; fornecer calibres mínimos das cânulas para o cirurgião; manipular soluções para proteção miocárdica; e realizar suporte circulatório em CTI, Emergência, deslocamentos para transplantes