1/12/16
O Conselho Federal de Biologia – CFBio lamenta profundamente o falecimento nesta quarta-feira, dia 30 de novembro, da pesquisadora, professora e Bióloga Berta Lange de Morretes, aos 99 anos de idade, e se solidariza com a família neste momento triste.
Berta Lange de Morretes é referência nas Ciências Biológicas, tendo se graduado pela Universidade de São Paulo em 1941 e dedicado a vida ao ensino e à pesquisa na área de Botânica, com ênfase em Anatomia Vegetal. Com pós-doutorado pela University of California-Davis, atuou como professora na USP por mais de 70 anos.
Em 2009, a Bióloga foi agraciada pelo Conselho Federal de Biologia – CFBio com o Prêmio de Excelência como Professor e Pesquisador.
A professora também foi uma grande incentivadora do "Prêmio Painel Berta Lange de Morretes", instituído em 2001 pelo Conselho Regional de Biologia da 1ª Região – CRBio-1, realizando doação para a premiação dos melhores trabalhos científicos apresentados por estudantes de graduação e pós-graduação em Ciências Biológicas.
Com profundo pesar, a Diretoria do CFBio lamenta a perda dessa grande educadora e cientista, que foi exemplo de comprometimento e deixou um importante legado para a Biologia e para o País. "Além da perda da vibrante pessoa humana, a Botânica perdeu um de seus baluartes", afirmou o presidente do CFBio, Wlademir João Tadei.
O velório acontece nesta quinta-feira, dia 1° de dezembro, desde as 8h no Cemitério/Crematório Horto da Paz, na Rua Horto da Paz, 191 – Potuverá, em Itapecerica da Serra, São Paulo. A Cremação será às 14h no mesmo local.