17/07/24
Hoje, dia 17 de julho, celebra-se o Dia de Proteção às Florestas, data que tem o intuito de mostrar a importância da preservação das matas nacionais e internacionais. Aproximadamente 20% das espécies do planeta vivem no Brasil, especialmente na Floresta Amazônica, que está constantemente ameaçada pelo desmatamento. Esta data visa conscientizar as pessoas sobre a importância das florestas para a qualidade de vida da humanidade.
As florestas são um bem inestimável para o meio ambiente, desempenhando papéis cruciais no ecossistema, como fornecimento de água, alimentos e medicamentos, sequestro de carbono, regulação do clima e controle de erosões. Elas são essenciais para a manutenção da biodiversidade e também desempenham funções sociais e econômicas importantes para os seres humanos, incluindo a geração de emprego e renda.
Segundo o relatório “Florestas do Brasil: um resumo“, desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Brasil é um país florestal com aproximadamente 500 milhões de hectares (59% do seu território) de florestas naturais e plantadas, representando a segunda maior área de florestas do mundo. A preservação dessas áreas é vital para a sustentabilidade ambiental e o bem-estar global.
Wesley Ricardo, estagiário de Jornalismo do CFBio, supervisionado por Alexandre Scholtz