17/05/24
Por Marcela Bruxel*
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), agência especializada das Nações Unidas (ONU), definiu o dia 17 de maio, como o “Dia Mundial da Reciclagem”, com intuito de estimular a reflexão sobre a importância do descarte correto dos resíduos.
Com o passar dos anos, observa-se que a população vem desenvolvendo a conscientização em relação aos volumes de resíduos gerados nas residências, nos locais de trabalho e de diversão, inserindo gradativamente na rotina, a separação correta dos resíduos. Mas, o engajamento da causa precisa ser mantido e estimulado constantemente.
Se faz necessário, mais do que nunca, a atenção imediata para a execução da reciclagem dos resíduos e sua correta destinação, pois o descaso com o descarte faz com que os resíduos acabem nas ruas, entupindo valas de drenagem e bueiros, acarretando em alagamentos; Ou sejam levados pelo vento e a água da chuva até os recursos hídricos, poluindo os recursos hídricos, prejudicando os peixes e outros organismos que dependem destes habitats; Além disso, esses resíduos depositam-se nos leitos dos rios e arroios, provocando o assoreamento, que contribui para extravasamento de suas calhas, ocasionando enchentes cada vez mais catastróficas.
É imprescindível que a população se conscientize dos benefícios da prática da reciclagem, principalmente no que diz respeito a minimização dos danos ao meio ambiente e a saúde pública. Além de gerar recursos financeiros, oferecer novas oportunidades de trabalho e fortalecer a economia.
Todo o dia é dia de reciclar! Você já reciclou hoje? Faça a sua parte!
* Bióloga Me. Marcela Bruxel, conselheira suplente do CFBio e coordenadora da Câmara Técnica de Meio Ambiente e Biodiversidade do CFBio