5/12/19
O Conselho Federal de Biologia – CFBio tem articulado junto aos poderes Executivo e Legislativo para ampliar a atuação de Biólogos em Biotérios. “Foram Biólogos que criaram a maioria dos Biotérios existentes hoje no País. Por isso mesmo, estamos articulando, inclusive junto ao Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), para garantir que profissionais da Biologia possam atuar em outras atividades na área, para as quais estão habilitados e possuem os conhecimentos necessários”, afirmou o presidente do CFBio, Wlademir João Tadei.
A fim de buscar apoio, o Grupo de Trabalho do CFBio sobre Análises Clínicas Animal se reuniu com o deputado Hugo Leal (PSD-RJ) no dia 18 de setembro de 2019, em Brasília. Após diálogos e tratativas, o deputado enviou nesta terça-feira (3) o Ofício nº 0136/2019 ao ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MITIC), Marcos Pontes, solicitando audiência para tratar da atuação de Biólogos em Biotérios e de assuntos correlatos.
O Biólogo Carlos André Terra Paes, membro do Grupo de Trabalho do CFBio, destacou que o pedido de audiência é o primeiro passo na busca pela garantia da atuação de Biólogos na área e também para a ampliação da rede de apoio à profissão no Congresso Nacional. “Consideramos essa reunião uma pedra fundamental para o próximo passo: a criação de Frente Parlamentar da Biologia. A ideia é conseguirmos pelo menos um deputado por estado”, explicou Paes.