23/04/19
Começa neste domingo, dia 28 de abril, a 2ª fase da XV Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), organizada pelo Instituto Butantan. Essa fase consiste em uma prova composta por 100 testes de múltipla-escolha, abordando o mesmo conteúdo programático da 1ª fase. As escolas sede serão as responsáveis pela realização das cópias das provas da 2ª fase, bem como pela aplicação da mesma.
=> Clique e confira o mapa dos classificados para a 2ª fase da OBB 2019
Na primeira fase, realizada nos dias 22 e 23 de março, participaram cerca de 120 mil alunos de 1.176 municípios. A competição foi realizada em 3.223 escolas com o objetivo de agregar conhecimento e incentivar todos os alunos a se interessarem cada vez mais pela biologia.
De acordo com o Instituto Butantan, o número de participantes da Olimpíada neste ano aumentou 300% em relação a 2018, quando 40 mil alunos foram inscritos.
Na terceira e última fase, os 16 melhores classificados poderão fazer uma capacitação prática intensiva em biologia molecular, bioquímica, bioinformática, botânica e zoologia nos laboratórios do Butantan, em São Paulo. Entre esses selecionados, quatro participarão da 30ª Olímpiada Internacional de Biologia (IBO), que acontece em julho, na cidade de Szeged, na Hungria; e outros quatro, da 13ª Olimpíada Ibero-americana de Biologia (OIAB), na Bolívia.
Além disso, serão distribuídas medalhas para 150 alunos e premiações especiais para a aluna melhor classificada e para o estudante de escola pública com melhor classificação.
Mais informações podem ser obtidas no link: http://olimpiadasdebiologia.butantan.gov.br
O Conselho Federal de Biologia parabeniza os organizadores e participantes da olimpíada.