14/02/19
Estão abertas inscrições para o 1º Congresso AntiVectorial, Convenção & Tecnologia para Saúde Pública, que acontecerá de 19 a 21 de março em Foz do Iguaçu, Paraná. O evento reunirá especialistas nacionais e internacionais em Saúde Pública, com foco em Doenças Tropicais, e conta com o apoio do Conselho Federal e de Conselhos Regionais de Biologia.
=> Leia mas: Diretoria do CFBio se reúne com organizadores do 1º Congresso Antivectorial
Paralelamente ao congresso ocorrerá a Feira de Produtos, Equipamentos, Serviços e Soluções para Controle Vetorial, destinada a representantes de entidades governamentais nacionais e internacionais, pesquisadores, estudantes, empresários, fabricantes de produtos, equipamentos e novas tecnologias.
Durante o evento, serão apresentados cases mundiais de sucesso sobre controle de Doenças Tropicais, além de experiências de Programas de Manejo e Controle Vetorial em uso no Brasil e no mundo.
A área de Novas Tecnologias será constituída de empresas de softwares de gestão e georreferenciamento, registros automatizados de visitas, monitoramento dos programas de endemias, e enpreendimentos para capacitação, ensino e mobilização social. Já a área de Produtos contará com a apresentação de tecnologias de aplicação, resistência aos inseticidas, armadilhas e equipamentos de monitoramento e levantamento de índice, mosquitos transgênicos e/ou modificados.
O evento será realizado de forma transitória na América Latina e terá participação de representantes governamentais, órgãos e agências de saúde pública internacionais, gestores e coordenadores dos programas de manejo ambiental e controle de vetores de doenças e endemias, empresários, pesquisadores, fabricantes de produtos, equipamentos e novas tecnologias.
Confira a programação no link: https://antivectorial.com/programacao/
Biólogos no Controle de Vetores e Pragas
O Conselho Federal de Biologia – CFBio editou Resolução Nº 384, de 12 de dezembro de 2015, que dispõe sobre a atuação do Biólogo no Controle de Vetores e Pragas Sinantrópicas.
A norma trata dos requisitos mínimos para atuar na área e reitera que o Biólogo é o profissional legal e tecnicamente habilitado a atuar no controle de vetores e pragas sinantrópicas, na limpeza e desinfecção de reservatórios e no treinamento e capacitação de pessoal.
De acordo com a Resolução, o profissional pode complementar sua formação por meio de educação continuada em instituições de ensino e pesquisa e/ou entidades como associações e conselhos profissionais, entre outros, ministrada por profissionais com titulação mínima de especialista ou possuidores de notório saber em uma ou mais áreas ligadas ao controle de vetores e pragas sinantrópicas.