25/02/15
A Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil (SZB) lançará entre os dias 12 e 15 de março de 2015, durante o 39o Congresso SZB em Foz do Iguaçu, a campanha "O Ano do Lobo-Guará". O objetivo da campanha é ajudar a envolver, através dos zoos e aquários, não apenas a população local, mas todo o país na conservação dos lobos-guarás.
A campanha será realizada em parceria com o "Programa para a Conservação do Lobo-Guará – Lobos da Canastra", através do coordenador, Rogério Cunha, do Centro Nacional de Predadores/CENAP – ICMBio. Este programa acumula 10 anos de pesquisas e ações direcionadas à conservação do lobo-guará na região da Serra da Canastra, Minas Gerais.As ações buscam reduzir a pressão sobre a espécie em uma área sob conflito permanente, através de propostas diretas de mitigação de impactos, do aumento e da disseminação de conhecimento sobre a espécie e pela alteração da relação da população local com o lobo.
O componente educativo do Programa é o projeto "Sou Amigo do Lobo", que busca informar e envolver de toda a sociedade, não só os moradores da Serra da Canastra, na conservação da espécie. Esse projeto serviu como modelo, e hoje as estratégias de promoção da participação comunitária já são adotadas também em outros locais de conflitos com a fauna. Durante o Congresso SZB, o pesquisador Rogério Cunha de Paula e a equipe do projeto participarão ainda, junto com o co-autor, o fotógrafo Adriano Gambarini, de uma noite de autógrafos do livro "Histórias de um Lobo".
A campanha terá material para distribuição em zoos e aquários (cartilhas, adesivos, carteirinha, cartazes) e um site onde serão disponibilizadas informações tanto sobre o projeto quanto sobre atividades lúdicas e didáticas que possam ser utilizadas em sala de aula e por equipes de educação ambiental dos zoos.
PROGRAMA PARA A CONSERVAÇÃO DO LOBO-GUARÁ – LOBOS DA CANASTRA
O Programa para a Conservação do Lobo-Guará – Lobos da Canastra, teve início em 2004, inicialmente trabalhando com o lobo-guará na região da Serra da Canastra, Minas Gerais, e depois se expandindo em um programa transdisciplinar e abrangente. O programa é conduzido pela associação de uma ONG, o Instituto Pró-Carnívoros, com um centro de pesquisa vinculado ao governo federal, o CENAP/ICMBio.
O programa tem três pilares de ação: Pesquisa, Educação-Comunicação e Conservação direta do lobo-guará. Novos achados científicos na ecologia, saúde, genética e reprodução da espécie foram obtidos ao longo desses anos. Além da pesquisa, atividades junto à comunidade foram realizadas com o envolvimento de mais de 3.500 pessoas, disseminando informações por meio de atividades educacionais locais e de campanhas de comunicação.Os dados científicos coletados têm o propósito de melhorar a situação da espécie. Informações obtidas a partir das pesquisas possibilitam atuações diretas na conservação dos lobos.
Atualmente, o projeto pesquisa a influência da presença humana na conservação da espécie, pois os lobos sobrevivem em paisagens dominadas pela agricultura e pecuária, com a possibilidade de contato com animais domésticos. Como resultado deste Programa, já houve uma transformação na relação entre a comunidade local e a fauna. Os moradores da Canastra hoje conhecem e apreciam não apenas o lobo-guará, mas também outros animais que habitam a região. Com as ações do programa, a caça aos lobos foi praticamente erradicada na região.
O objetivo final do Programa é conseguir, além da conscientização pública crescente, uma nova política de uso dos recursos naturais do Cerrado e, consequentemente, melhores condições de existência para o lobo-guará.