6/02/15
O CFBio corrobora o teor da Moção de Repúdio nº 011/2014 do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que condenou "ações de violência física e psicológica, abuso sexual, homofobia e racismo nas universidades brasileiras". No documento, o CNS solicitou que sejam investigadas as denúncias e tomadas as medidas cabíveis, bem como uma avaliação do processo de formação em saúde nestas instituições de ensino.
A moção foi aprovada pelo CNS em sua 264ª reunião, realizada nos dias 10 e 11 de dezembro de 2014, após denúncias sobre casos de estupro em festas para calouros de medicina na Universidade de São Paulo, retomando, em âmbito nacional, reflexões sobre formas de coibir essas ações em nossas instituições de ensino.
A questão é antiga e não restrita à Universidade de São Paulo, tendo em vista que já foram realizadas em várias instituições do país denúncias de abusos sexuais, violência física e psicológica, homofobia e racismo contra calouros em trotes e festas. Os fatos denunciados tornam-se ainda mais relevantes por terem ocorrido entre graduandos de cursos da saúde, evidenciando possíveis falhas no processo de formação e demonstrando a necessidade de uma discussão mais aprofundada e abrangente sobre o tema.
As denúncias revelam ainda a necessidade de ampliar as transformações na graduação para que possamos formar profissionais de saúde pautados pelo respeito à dignidade humana e à diversidade étnico-racial, de gênero, orientação sexual e socioeconômica.