CFBio - Conselho Federal de Biologia
ÁREAS DE ATUAÇÃOSaúdePORTAL DOS BIÓLOGOSPORTAL DA SAÚDESelo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências BiológicasNormativas de Interesse dos BiólogosPerguntas Frequentes Universidades Públicas Links Úteis Sindicatos e Associações de BiólogosLAI

REDES SOCIAIS

Facebook Twitter Google Plus
Youtube Linkedin Instagram

TEMPO HOJE

BUSCA DE CEP

 

Correios

Presidente do CFBio se reúne com dirigentes de sindicatos de GO e RS

Publicado em: 11/09/2018


O presidente do Conselho Federal de Biologia - CFBio, Wlademir João Tadei, se reuniu nesta terça-feira, 11 de setembro, com dirigentes de sindicatos de Biólogos do Rio Grande do Sul (SINDIBio-RS), de Goiás (SINDBio-GO) e com integrante da UGT-DF. O encontro aconteceu na sede do CFBio, em Brasília, e contou com a participação da Conselheira Federal Vera Lúcia Callegaro, da presidente do SINDIBio-RS, Vera Lúcia Lopes Pitoni, do presidente do SINDBio-GO, Ygor Brandão, do secretário do SINDBio-GO Juarez Marcelino da Silva e do secretário da UGT-DF Tiago Fernandes. 

De acordo com o presidente do CFBio, a reunião foi muito importante porque reuniu diferentes segmentos para discutir medidas para o fortalecimento da profissão no Brasil. "No caso foram discutidas questões que implicam em alterações relacionadas à atuação profissional do Biólogo. Esses pontos serão levadas para serem discutidos no Plenário do Conselho Federal de Biologia, em reuniões nas quais estarão presentes os presidentes dos Conselhos Regionais. E ali, na Plenária, serão tomadas decisões pelo conjunto", explicou Tadei.  

O presidente reforçou ainda importância da atuação de Conselhos, Sindicatos e Associações, cada um conforme suas atribuições, mas todos em prol da profissão. "Essas três instâncias são muito importantes para o profissional Biólogo. O modo de atuação de cada uma é diferente e essencial para fortalecer profissão. Por isso é tão necessário termos representações nesses três segmentos", destacou Wlademir Tadei. 

Para a presidente do SINDIBio-RS, Vera Pitoni, a reunião foi muito positiva. "O apoio é fundamental e as instituições precisam se unir pela profissão, pelo futuro do profissional Biólogo, até porque tem bastante concorrência", alertou a dirigente. "Muitos cursos estão sendo criados e a gente tem que se estabilizar, ter uma opinião comum, para ter um mercado de trabalho mais favorável ao Biólogo". Além disso, Vera Pitoni enfatizou que a profissão de Biólogo possui muitas áreas de sombreamento, nas quais outros profissionais também trabalham. "Por isso, é importante que os Biólogos se unam, para que melhore cada vez mais para o profissional", complementou.

Ygor Brandão, presidente do SINDBio-GO, também realçou a necessidade integração entre Associações, Sindicatos e Conselhos: "Esse sistema tem que funcionar de forma harmônica e conseguir a efetiva representação da categoria na sociedade. Vivemos em um momento pós reforma trabalhista, então as regras do mercado e da sociedade no mundo do trabalho se alteraram. E mendiante a essa realidade, cabe à nossa categoria se reorganizar. A nossa ideia é buscar essa reorganização para que a gente consiga resultados mais efetivos na participação do Biólogo na sociedade", concluiu Brandão. 




Voltar Imprimir este artigo