CFBio - Conselho Federal de Biologia
ÁREAS DE ATUAÇÃO SaúdePORTAL DOS BIÓLOGOSPORTAL DA SAÚDESelo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências BiológicasNormativas de Interesse dos BiólogosPerguntas Frequentes Universidades Públicas Links Úteis Sindicatos e Associações de BiólogosLAI

REDES SOCIAIS

Facebook Twitter Google Plus
Youtube Linkedin Instagram

TEMPO HOJE

BUSCA DE CEP

 

Correios

CFBio participa de reunião sobre Diretrizes Curriculares na área da Saúde

Publicado em: 19/06/2017


O Conselho Federal de Biologia - CFBio participou na sexta-feira, dia 2 de junho de 2017, de reunião ampliada de Grupo de Trabalho (GT) da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho do Conselho Nacional de Saúde - CNS. O CFBio foi representado pela Bióloga Deise Bonora no evento, em Brasília, que teve como objetivo de debater as Diretrizes Curriculares Nacionais comuns a todos os cursos de graduação da área da Saúde, tendo como referência um Documento Orientador elaborado pelo GT.

Esse documento propõe como pressupostos, princípios e diretrizes para a formação na área da Saúde: 1. Defesa da vida e do Sistema Único de Saúde (SUS público, integral, universal, gratuito e de qualidade); 2. Atendimento às necessidades sociais em saúde; 3. Integralidade e as Redes de Atenção à Saúde; 4. Integração Ensino-Serviço-Gestão-Comunidade; 5. Trabalho em equipe interprofissional; 6. Projetos Pedagógicos do Cursos e Componentes Curriculares coerentes com as necessidades sociais em saúde; 7. Utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem; 8. Protagonismo estudantil; 9. Comunicação em saúde; 10. Avaliação com caráter processual e formativo; 11. Pesquisas e Tecnologias Diversificadas em Saúde; e 12. Formação presencial.

Além do CFBio, participam do GT Conselheiros Nacionais de Saúde, representantes dos segmentos usuários, trabalhadores e gestores do SUS, além de convidados, representantes de Associações de Ensino, Executivas de Estudantes, Federações e Confederações.

Sobre o Grupo de Trabalho
O Conselho Nacional de Saúde, enquanto órgão colegiado de caráter permanente e deliberativo, atua na formulação e no controle da execução da Política Nacional de Saúde, bem como nas estratégias e na promoção do processo de controle social, em toda a sua amplitude.

Em sua 286ª Reunião Ordinária, ocorrida em 6 e 7 de outubro de 2016, o CNS aprovou a criação de Grupo de Trabalho para discutir as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação da área da saúde, na perspectiva de que possam expressar os princípios e as necessidades do SUS, com base na Resolução CNS nº 350/2005, que aborda as necessidades sociais em saúde, para assegurar a integralidade da atenção, a qualidade e a humanização do atendimento prestado aos indivíduos, famílias e comunidades.

Esse GT pretende dar materialidade à Resolução nº 515/ 2016, que expõe o posicionamento contrário deste órgão colegiado à autorização de todo e qualquer curso de graduação da área da saúde ministrado totalmente na modalidade de Educação a Distância (EaD).

=> Leia mais: CFBio se manifesta contra o Ensino à Distância na graduação para área da Saúde

A resolução delibera ainda que as DCN dos cursos da área da saúde sejam objeto de discussão e deliberação do CNS de forma sistematizada, dentro de um espaço de tempo adequado para permitir a participação, no debate, das organizações de todas as profissões regulamentadas e das entidades e movimentos sociais que atuam no controle social.



Voltar Imprimir este artigo