CFBio - Conselho Federal de Biologia
ÁREAS DE ATUAÇÃO SaúdePORTAL DOS BIÓLOGOSPORTAL DA SAÚDESelo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências BiológicasNormativas de Interesse dos BiólogosPerguntas Frequentes Universidades Públicas Links Úteis Sindicatos e Associações de BiólogosLAI

REDES SOCIAIS

Facebook Twitter Google Plus
Youtube Linkedin Instagram

TEMPO HOJE

BUSCA DE CEP

 

Correios

CAPES aprova curso de Mestrado Profissional em Aconselhamento Genético na USP

Publicado em: 06/04/2015


USP, Biologia, Instituto de Biociências da USP, mestrado profissional, aconselhamento genético, genoma humano, células-tronco

A CAPES aprovou recentemente a criação, no Instituto de Biociências da USP, de um novo curso de pós-graduação. Trata-se do Mestrado Profissional em Aconselhamento Genético e Genômica Humana.

O objetivo do curso é formar profissionais para atuar na área da saúde em serviços de aconselhamento genético, laboratórios de citogenética e genética molecular humana, tendo em vista também a preparação para obtenção de títulos de especialista nessas áreas. O curso prevê aulas teóricas e estágio presencial no serviço de Aconselhamento Genético no Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humano e Células-Tronco , no IBUSP.

O curso terá início em agosto de 2015. Os interessados devem buscar informações no portal do IBUSP, na página dos cursos de Pós-Graduação, no qual em breve serão divulgados o edital do processo seletivo e datas da realização dos exames de seleção.

Portaria do Ministério da Saúde:  uma vitória dos Biólogos

Após críticas de geneticistas não médicos, como é o caso dos Biólogos, que estavam impedidos de oferecer os serviços de aconselhamento genético, o Ministério da Saúde editou a Portaria nº 981, de 20 de maio de 2014, que dispõe sobre Diretrizes para Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A medida permite que pacientes recorram a Biólogos Geneticistas, especialistas em genética humana, para entender os riscos de distúrbios hereditários, suas consequências e as opções para lidar com essas situações.

O aconselhamento genético consiste em esclarecer pacientes ou familiares sobre a probabilidade de transmitir um distúrbio genético, as causas de doenças nas famílias e a maneira a preveni-las, evitá-las ou melhorá-las.

O aconselhamento pode ser acionado, por exemplo, quando há casamento entre primos, os chamados casamentos consanguíneos. Quando já existe um caso de doença genética, os familiares podem ser testados, para verificar se são portadores do gene responsável pelo problema.



Voltar Imprimir este artigo