4/08/23
A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promove, de 16 a 18 de agosto, 2˚ Seminário Internacional de Extensão, Pesquisa e Educação para a Sustentabilidade (Siepes) – https://wp.ufpel.edu.br/2siepes. O encontro, gratuito, é uma iniciativa conjunta do grupo de instituições de ensino que fazem parte da Rede Gaúcha de Instituições para Educação Sustentável (Regies). As atividades ocorrerão no Centro de Artes da UFPel e as inscrições estão abertas: https://wp.ufpel.edu.br/2siepes/inscricoes
As universidades públicas, no contexto atual, após uma pandemia que pôs em xeque diversas práticas, tanto de produção de energias, de mercado de consumo, econômicas, quanto às práticas sociais, em termos de relações, empatia, tolerância, trocas entre culturas. Especialmente a experiência da pandemia afetou nosso modo de perceber muitas coisas. E esta percepção nos tem levado a refletir em nossas responsabilidades futuras para com o planeta e para com a alteridade, as pessoas que estão ao nosso redor, bem como o papel de instituições, como as universidades públicas, na realização desta missão de pensar um modo sustentável de vida.
Se considerarmos o significado do termo sustentabilidade, este traz em si relações importantes, pois pressupõe a busca por equilíbrio entre os recursos naturais disponíveis e os modos como a sociedade pode explorá-los, e isso pressupõe preservar o meio ambiente, visando à qualidade de vida, as relações entre os seres e o futuro do planeta. Sabemos nossa responsabilidade com a Agenda 2030, pois é um plano de ação que envolve as pessoas em promover o desenvolvimento com sustentabilidade. Este plano indica dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos. Este é um plano para governos, sociedade, empresas, academia e para cada um de nós.
ELEIÇÃO CRBio-10 |