4/12/24
A 1ª Conferência Livre do Conselho Federal de Biologia (CFBio), está chegando e contará com palestrantes renomadas que abordarão temas como mudanças climáticas, educação ambiental e estratégias para a conservação da biodiversidade. O evento será uma oportunidade única para conhecer profissionais de destaque na área e suas contribuições essenciais para o debate. Confira quem são as palestrantes abaixo!
Elisete Maria de Freitas
Graduada em Ciências Biológicas, a palestrante é especialista em Supervisão e Orientação Pedagógica, mestre em Gerenciamento de Resíduos e doutora em Qualidade Ambiental, construindo uma carreira sólida e multidisciplinar. Como professora, atua nas áreas de ciências ambientais, ciências da natureza e biológicas, além de integrar o corpo docente da pós-graduação do Grupo Verbo Educa. Servidora pública na Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo/RS, lidera projetos que integram Ciências da Natureza e Educação Ambiental, contribuindo diretamente para a conscientização de jovens e comunidades sobre práticas sustentáveis e preservação ambiental. Sua trajetória acadêmica e profissional é marcada pela busca de soluções práticas e educativas para os desafios ambientais contemporâneos.
Ela será a primeira palestrante, trazendo sua experiência para enriquecer os debates sobre adaptação e prevenção às mudanças climáticas. Sua apresentação abordará a importância da educação ambiental na construção de uma sociedade mais consciente e participativa, destacando como o controle social e a governança podem ser aliados na conservação da biodiversidade e na mitigação de perdas e danos aos ecossistemas. Com uma perspectiva prática e fundamentada, sua participação promete gerar reflexões e inspirar ações concretas para a preservação ambiental.
Vania Elisabete Schneider
Licenciada e bacharel em Biologia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), tem uma carreira acadêmica e profissional de destaque. Especialista em Educação Ambiental (UCS), Gestão de Resíduos Perigosos (Carl Duisberg Gesellschaft, Alemanha) e Pedagogia da Inovação (Turku University of Applied Sciences, Finlândia), é Mestre em Engenharia Civil pela UNICAMP e Doutora em Engenharia de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pelo IPH/UFRGS. Atuou como professora titular da UCS (1990-2022) e diretora do Instituto de Saneamento Ambiental (2010-2022). Atualmente, é docente nos programas de pós-graduação em Engenharia Civil e Recursos Hídricos da Universidade Federal de Sergipe e professora visitante na Universidade Católica de Trujillo, no Peru.
Na 1ª Conferência Livre do CFBio, Vania Elisabete Schneider será a segunda palestrante, compartilhando sua vasta experiência em Recursos Hídricos, Resíduos Sólidos, Ecossistemas Aplicados à Engenharia e Mobilização Social. Ela abordará estratégias sustentáveis para a gestão de recursos naturais e a prevenção de danos climáticos, destacando a educação ambiental e a mobilização social como pilares para a conservação da biodiversidade e a adaptação às mudanças climáticas. Com uma perspectiva interdisciplinar e internacional, sua palestra promete enriquecer os debates e inspirar ações transformadoras.
Vanessa Schweitzer dos Santos
Graduada em Ciências Biológicas, especialista em Supervisão e Orientação Pedagógica, mestre em Gerenciamento de Resíduos e doutora em Qualidade Ambiental, a palestrante traz um currículo extenso e diversificado. Ela atua como professora de ciências ambientais, da natureza e biológicas, além de lecionar em cursos de pós-graduação no Grupo Verbo Educa. Servidora pública da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo/RS, desempenha um papel ativo na implementação de projetos voltados para Ciências da Natureza e Educação Ambiental, unindo teoria e prática para promover a conscientização e a sustentabilidade.
Com toda essa bagagem, ela será a terceira palestrante da 1ª Conferência Livre do CFBio, trazendo sua visão sobre a educação ambiental como ferramenta de transformação social. Durante sua apresentação, abordará a importância da flora e fauna para o ecossistema e a biodiversidade e estratégias de adaptação e preparação para desastres, além da prevenção de riscos e redução de perdas e danos . Sua experiência acadêmica e prática promete enriquecer os debates e inspirar reflexões fundamentais para o enfrentamento das mudanças climáticas e a promoção de um futuro sustentável.
ELEIÇÃO CRBio-10 |