4/09/24
Na tarde de ontem, 03 de setembro, dia em que comemoramos o Dia do Biólogo, a presidente do Conselho Federal de Biologia (CFBio), Bióloga Alcione Azevedo, participou de uma solenidade na embaixada de Portugal, com a Bastonária da Ordem dos Biólogos daquele país, Bióloga Maria de Jesus Fernandes, para a assinatura do termo de reciprocidade Brasil e Portugal.
Em discurso, Alcione Azevedo disse que ”este acordo reflete o conhecimento mútuo da importância do trabalho realizado por Biólogos(as) em diferentes áreas, desde a pesquisa científica até a preservação ambiental, saúde pública e biotecnologia”. “Ao unirmos esforços, ampliamos as oportunidades para o intercâmbio de conhecimento, experiências e práticas que enriquecem a atuação profissional nos nossos territórios”, complementou a presidente.
Este passo também simboliza nosso compromisso em garantir que os biólogos tenham as condições necessárias para exercer suas funções com excelência, respeitando a especificidade de cada país, mas com a segurança de que sua formação e competências serão reconhecidas internacionalmente. É um avanço que beneficia não apenas os profissionais da biologia, mas também a sociedade como um todo.
Após os discursos, a presidente do CFBio e a Bastonária da Ordem dos Biólogos de Portugal, se dirigiram ao centro para assinarem o termo de reciprocidade Brasil e Portugal. Termo esse que beneficia os(as) Biólogos(as) de ambos os países.
Em vídeo após a cerimônia, Maria de Jesus celebrou a união entre os países, “assinamos o termo de reciprocidade, que vai abrir as portas nas condições de reciprocidade dos(as) Biólogos(as) que estão registrados nos Conselhos Regionais de Biologia do Brasil e os profissionais que são membros da Ordem de Biólogos em Portugal”.
Wesley Ricardo, estagiário de Jornalismo do CFBio, supervisionado por Alexandre Scholtz