12/08/23
Uma nova espécie de anfíbio foi descoberta no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, na Grande Florianópolis, informou o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). O local é a maior unidade de conservação do estado. Segundo o órgão, o pingo-de-ouro-do-tabuleiro (Brachycephalus tabuleiro), como foi chamado, possui entre 1 cm e 1,3 cm e é considerado microendêmico dos topos das montanhas da Serra do Tabuleiro, pois não ocorre em nenhum outro local do planeta.
A descrição da nova espécie, resultado do trabalho de sete cientistas brasileiros, foi publicada em 14 de julho na revista científica “Vertebrate Zoology”. O trabalho foi liderado pela bióloga Sarah Mângia, registrada no CRBio-04 (080051/04-D).
Conforme o IMA, o animal vive somente entre as folhas caídas no meio das florestas úmidas acima de 800 metros de altitude.
“Foi com muita paciência que, após muitas horas vasculhando a serapilheira no meio da Mata Atlântica, encontramos o primeiro indivíduo dono daquele som que nos chamou a atenção. Vibramos de alegria ao perceber que poderíamos estar diante de uma novidade científica”, conta Mângia.
A confirmação da nova espécie, segundo ela, veio após análises de DNA, morfologia externa, morfologia óssea e bioacústica, além de “comparações com as outras espécies de Brachycephalus já conhecidas”.
O gênero Brachycephalus tem distribuição apenas na Mata Atlântica da Bahia até Santa Catarina, e compreende sapos muito pequenos, que estão entre os menores vertebrados do planeta.
O gênero em SC
Segundo o biólogo do IMA e coordenador do parque, Marcos Maes, registrado no CRBio-04 (081947/09-D), o gênero tem uma “história evolutiva muito característica”. Só em Santa Catarina, são oito espécies, segundo ele, contando com a nova descoberta.