8/03/23
Que as mulheres acessem o arquétipo da coragem e sejam sempre muito felizes!
Mensagem da Dra. Maria Eduarda de Larrazábal, Presidente do CFBio. Para todas as mulheres e Biólogas do Brasil e do mundo.
As mulheres sempre estiveram na vanguarda da Biologia, lutando para conquistar o devido reconhecimento na ciência. Neste ano gostaríamos de recordar e celebrar a representatividade feminina e as diversas contribuições das mulheres na Biologia, Sempre pontuando o quanto esses nomes inspiram as nossas vidas.
Bertha Lutz – Uma das mais notáveis Biólogas do Brasil. Formada em Ciências Naturais na Universidade de Paris, especializou-se em anfíbios. Foi a primeira mulher a assumir um cargo no funcionalismo público, algo proibido até então. Foi motivadora da criação da Organização das Nações Unidas (ONU) e também a principal líder na luta pelos direitos políticos das mulheres brasileiras. Atuou para a conquista do voto feminino.
Graziela Maciel Barroso – Naturalista e botânica brasileira. Conhecida como a Primeira Dama da Botânica no Brasil. Foi a primeira mulher a fazer o curso para ser naturalista do Jardim Botânico. Aos 47 anos, ingressou no Curso de Biologia e aos 60 anos, defendeu seu doutorado. Sua obra mais conhecida é “Sistemática de Angiospermas do Brasil”.
O CFBio, deseja que as conquistas das mentes brilhantes de todas as mulheres sejam sempre reconhecidas. Esperamos que elas continuem a inspirar jovens mulheres a se tornarem grandes Biólogas!