7/02/23
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), lançam uma chamada de propostas voltada a pesquisadores em início de carreira, e convida os interessados a apresentarem propostas de projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e de inovação para obtenção de apoio financeiro no âmbito do Programa de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil, em conformidade com o Acordo de Cooperação Técnica FAPESP/CNPq, Processo SEI nº 01300.008822/2022-31.
A chamada tem o propósito de contribuir para a retenção de jovens doutores em Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) e empresas, em áreas consideradas de vanguarda científico-tecnológica e/ou em temas estratégicos para o Estado de São Paulo.
A oportunidade prevê concessão, por parte do CNPq, de bolsas com duração de até 24 meses em duas modalidades: Pós-Doutorado Júnior (PDJ), para desenvolvimento de atividades de pesquisa junto a grupos e redes de reconhecida excelência em São Paulo; e Pós-Doutorado Empresarial (PDI), para desenvolver atividades de pesquisa tecnológica e de inovação em empresas públicas ou privadas, em especial startups paulistas de base tecnológica.
A FAPESP complementará os pesquisadores contemplados pela chamada com uma Bolsa Fixação de Jovens Doutores (FJD), a fim de adequar o valor de ambas as bolsas ao praticado nas Bolsas de Pós-Doutorado da FAPESP. Além disso, a Fundação também aportará aos outorgados até R$52.350,00 em recursos de capital e custeio para apoiar a realização dos projetos contemplados. A Bolsa FJD terá vigência de 12 meses, renovável por igual período.
Os interessados devem se inscrever até o dia 13 de fevereiro, todos os projetos devem ser submetidos pelo Sistema de Apoio à Gestão (SAGe)
Clique aqui para acessar a chamada e se inscrever.