16/09/21
Com aprovação unânime da Diretoria Executiva em julho, a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) rebatizou a Estação de Tratamento de Esgoto da Ilha do Governador com o nome do Biólogo Evandro Rodrigues de Britto, que morreu em abril deste ano. Diretor da Companhia e ocupante de cargos técnicos e de chefia estratégicos que ajudaram a construir a segunda maior empresa de saneamento do Brasil, o Biólogo agora dá nome à unidade Ilha, que atende população de quase 200 mil pessoas.
Sua biografia justifica: autor de importantes obras acadêmicas e trabalhos técnicos como professor da Escola de Engenharia da UFRJ, Evandro Rodrigues de Britto foi um pioneiro formador de profissionais e deixou grande contribuição para a área do saneamento. Além de marcar a história da Cedae, Britto presidiu a Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (Feema), atual Inea, a Comissão Estadual de Controle Ambiental e a Abes Nacional.
Evandro Rodrigues de Britto foi ainda presidente do Conselho Federal de Biologia (CFBio) entre 1985 e 1987 e vice-presidente na primeira gestão (1983-1985), tendo atuado no movimento que lutou pela regulamentação da profissão no Brasil. Formado em História Natural pela então Universidade do Brasil, em 1963, concluiu pós- graduação em microbiologia pela COPPE/UFRJ.
A solicitação de homenagem foi feita formalmente pela Associação dos Empregados de Nível Universitário da Cedae (Aseac) e acatada pelos diretores. O letreiro já foi substituído, sem cerimônia ou solenidade, em respeito à necessidade de evitar aglomerações para combate à pandemia do coronavírus (Covid-19).
Sobre a ETE Evandro Rodrigues de Britto
Município: Rio de Janeiro
Bairro: Ilha do Governador
Estação de Tratamento de Esgoto: 525 litros por segundo
População: 196 mil habitantes
Bairros: Bancários, Cacuia, Cocotá, Freguesia, Jardim Carioca, Jardim Guanabara, Moneró, Pitangueiras, Portuguesa, Praia da Bandeira, Ribeira, Tauuá, Zumbi