30/06/21
O Conselho Regional de Biologia da 6ª Região (CRBio-06) realizou, às 19h desta quarta-feira (30/06), a solenidade de criação de Delegacia Regional com jurisdição no Pará e Amapá e de posse do seu primeiro delegado, o Biólogo José Abílio Barros Ohana, para exercer mandato de 30 de junho de 2021 a 11 de janeiro de 2022.
Compuseram a mesa diretora da cerimônia a presidente do Conselho Federal de Biologia (CFBio), Maria Eduarda de Larrazábal; a presidente do CRBio-06, Yamile Benaion Alencar; o vice-presidente do CRBio-06, Marcelo Lucian Ferronato; o Conselheiro Tesoureiro e Secretário, José Felipe de Souza Pinheiro; o Biólogo José Abílio Barros Ohana; e a Bióloga e pesquisadora Elane Cunha.
A presidente do CRBio-06, Yamile Alencar, agradeceu a presença de todos e comemorou a criação da Delegacia, que tem por objetivo afinar a relação do Conselho com seus profissionais registrados, ampliando a presença e a qualidade dos serviços prestados ao Biólogo e à sociedade. “Estou muito emocionada com essa conquista. E quero dizer que a criação de Delegacia é de extrema importância, porque ela é um canal aberto para esse Biólogo se aproximar da nossa jurisdição do CRBio-06”, afirmou.
O delegado regional empossado, José Ohana, também celebrou o passo dado pelo CRBio-06, atendendo a pleito da categoria, e agradeceu a Associação de Biólogos do Pará pela indicação de seu nome para lista tríplice. “Nossos desafios serão apoiar a Comissão de Orientação e Fiscalização do Exercício Profissional (COFEP) e seguir o Manual de Fiscalização para defender, disciplinar e fiscalizar o exercício profissional das Biólogas e Biólogos, e zelar pela vida, tendo como referência o desenvolvimento científico e tecnológico para melhoria da qualidade de vida e defesa do conhecimento científico contra as convicções que venham a confrontá-lo sem embasamento teórico”, destacou Ohana.
Em sua fala, a presidente do CFBio, Maria Eduarda de Larrazábal, parabenizou o CRBio-06 pela nova empreitada e também a iniciativa da Associação de Biólogos do Pará, que teve papel relevante na criação da Delegacia. “É importante que nós estejamos juntos, trabalhando juntos, para um melhor fortalecimento da nossa profissão”, reiterou a presidente.
Maria Eduarda enfatizou, ainda, a importância política desse espaço da Delegacia, que será inaugurada fisicamente em breve, e lembrou a luta pela regulamentação da profissão de Biólogo em 1979: “Eu era estudante quando vi uma lista crescente de pessoas, como vocês fizerem no Pará, interessadas em regulamentar a profissão de Biólogo. Nós tínhamos toda a competência acadêmica, mas não tínhamos o direito, a legalidade, de exercer a nossa profissão. Por exemplo, nós não podíamos assinar laudos ou relatórios; quem assinava era de profissões regulamentadas”, recordou.
Após a cerimônia de criação da Delegacia, o CRBio-06 realizou a mesa redonda “Os desafios atuais da profissão de Biólogo”, abordando temas como mercado de trabalho, qualificação, piso salarial, áreas de atuação, empreendedorismo, mobilização e estratégias para fortalecimento e valorização da profissão. Assista, a seguir, à solenidade e à mesa redonda: