27/06/21
Iniciou oficialmente neste domingo (27/06) o 71º Congresso Nacional de Botânica (71 CNBot) e XIII Encontro Regional de Botânicos do Centro-Oeste (ENBOC). A abertura foi feita maneira híbrida (virtual e presencial), no Jardim Botânico de Goiânia, com apresentação cultural da Orquestra de Câmara Opus e presença de número reduzido de pessoas, e transmissão ao vivo. Com o tema “A Botânica e as bases sustentáveis para o desenvolvimento científico, tecnológico e social”, o evento acontece entre os dias 27 de junho e 02 de julho de 2021.
A abertura contou com a presença da presidente do Conselho Federal de Biologia (CFBio), Maria Eduarda de Larrazábal, além da participação: da Bióloga e presidente do evento, a Profa. Dra. Vera Lucia Gomes Klein; da vice-reitora da Universidade Federal de Goiás, Profa. Sandramara Matias Chaves; da presidente da Sociedade Botânica do Brasil, Tania Regina Silva; da secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás, Andréa Vulcanis; e de outras autoridades.
Em sua fala, a presidente do CFBio, Maria Eduarda de Larrazábal, parabenizou a todos os envolvidos na organização e à Universidade Federal de Goiás por acolher o evento. “No momento que nós vivenciamos, organizar um evento desse porte de forma on-line e, posteriormente, híbrida é somente para os fortes. E vocês realmente são pessoas muito fortes”, elogiou.
Maria Eduarda de Larrazábal agradeceu a possibilidade de apoiar e participar do Congresso, que é de grande relevância para o Brasil: “O Sistema CFBio/CRBios entende a importância do 71º Congresso Nacional de Botânica, e veio aqui prestar o seu apoio na organização, entendendo justamente essa importância do congresso na formação continuada dos profissionais, e aqui, sobretudo, vou me referir aos Biólogos que trabalham na área de Botânica”. A presidente cumprimentou ainda os participantes do Congresso, em especial estudantes “que estão buscando aperfeiçoamento acadêmico através das suas pesquisas em um Brasil que precisa tanto da ciência”.
Ao final, ela convidou todos a participarem da apresentação preparada pelo Sistema CFBio/CRBios sobre “O Biólogo no mercado de trabalho da Botânica“, que será realizada na segunda-feira (28/06), entre 9h30 e 11h30. A apresentação contará com participação da Bióloga e Conselheira do CFBio Lídice Paraguassu, da Bióloga Marília Silva Mendes e do Biólogo Gustaaf Henricus Winters.
=> Clique aqui e confira a programação completa do congresso
A presidente do evento, a Profa. Dra. Vera Lucia Gomes Klein, agradeceu, emocionada, o esforço e a dedicação da comissão organizadora para realização do congresso, cujo objetivo é “não só aprimorar o desenvolvimento da Botânica brasileira, mas também promover integração entre os diferentes estudiosos da Botânica e de áreas afins”, reforçou.
A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás, Andréa Vulcanis, destacou a necessidade de preservação dos ecossistemas no Brasil, a partir da união entre ciência e sociedade: “Passamos muito da linha de equilíbrio e precisamos retomar esse movimento”, concluiu.
Medalha Mérito em Botânica
Durante a abertura do Congresso, a Bióloga e Prof. Dra. Leonor Costa Maia foi agraciada com a Medalha Mérito em Botânica Graziela Maciel Barros, concedida pela Sociedade Botânica do Brasil com objetivo de valorizar e reconhecer o trabalho de associados que se destacam por sua atuação acadêmica e profissional e pelos relevantes serviços prestados.
Leonor Costa Maia é licenciada em Ciências Biológicas (Faculdade de Filosofia do Recife), especialista em Biossistemática Vegetal e em Micologia (Universidade Federal de Pernambuco), Mestre em Botânica (Universidade Federal Rural de Pernambuco) e PhD em Plant Pathology (University of Florida), recebendo o IFAS Award of Excellence for Graduate Research em 1992. Professora Titular da UFPE, é Curadora do Herbário URM, Chefe do Laboratório de Micorrizas e participa como docente permanente das Pós-Graduações em Biologia de Fungos (UFPE) e Ciências Biológicas (UFPE). Foi ainda presidente da Sociedade Botânica do Brasil, sendo pesquisadora 1A do CNPq e coordenadora do INCT-Herbário Virtual da Flora e dos Fungos.
Emocionada, a Prof. Dra Leonor Costa Maia agradeceu a homenagem e celebrou a acolhida que obteve na Botânica. “Eu gostaria muito de estar aí abraçando cada um de vocês, pela generosidade, porque eu acho que não fiz tanto para receber essa premiação, que eu sei que é a maior da Botânica. Me sinto muito honrada de estar ao lado de colegas tão maravilhosos. E o mais importante: a acolhida que eu sempre tive na Botânica e os grandes amigos que fiz”.