1/06/17
O Instituto Trata Brasil e a rede Aliança pela Água lançaram a cartilha “Saneamento é um direito seu”, em comemoração aos 10 anos da Lei Nº 11.445/2007, conhecida como Lei do Saneamento, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico e para a política federal de saneamento básico.
Conforme explica o livreto, os quatro elementos do saneamento são: abastecimento público de água potável, coleta e tratamento do esgoto, drenagem da água da chuva e coleta de lixo e limpeza urbana. Além disso, destaca que a falta de saneamento causa doenças diversas e enchentes, facilita a proliferação de mosquitos, assim como leva à morte de rios.
A cartilha mostra ainda um mapa com a situação do saneamento no Brasil, por estado, revelando dados alarmantes: mais de 100 milhões de pessoas no País estão sem esgoto e 35 milhões, sem água.
O material foi distribuído no evento Ação Global, que ocorreu no último sábado, 27 de maio, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Leia e baixe o pdf da cartilha no link: https://goo.gl/Ojw0l5.
BIÓLOGO NO SANEAMENTO
O saneamento é uma das áreas de atuação profissional do Biólogo, prevista na Lei 6.684/1979.
Em seu Art. 2º, a Lei afirma que, "sem prejuízo do exercício das mesmas atividades por outros profissionais igualmente habilitados na forma da legislação específica, o Biólogo poderá: I – formular e elaborar estudo, projeto ou pesquisa científica básica e aplicada, nos vários setores da Biologia ou a ela ligados, bem como os que se relacionem à preservação, saneamento e melhoramento do meio ambiente, executando direta ou indiretamente as atividades resultantes desses trabalhos".
Saiba mais sobre a atuação do Biólogo em saneamento no vídeo feito pelo CFBio como parte da campanha Consulte Sempre Um Biólogo.