22/09/16
O Conselho Federal de Biologia – CFBio e os Conselhos Regionais de Biologia participaram da EXPOPRAG 2016, realizada pela APRAG – Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas. Considerado o maior evento de controle de pragas da América Latina e o segundo maior do mundo, a 11ª edição da EXPOPRAG ocorreu de 21 a 23 de setembro, em Campos do Jordão (SP).
Na quinta-feira, 22 de setembro, o Sistema CRBio/CRBios promoveu a partir das 14h o 1º Workshop de Biólogos no Controle de Vetores e Pragas Sinantrópicas, que contou com seis palestrantes e cerca de 90 participantes. Além do workshop (programação abaixo), o CFBio e os CRBios realizaram um estande com atrações interativas e informações para divulgar a atuação do Biólogo no controle de vetores e pragas.
A abertura do workshop foi realizada pelo presidente do CFBio, Wlademir João Tadei. Na sequência, o Biólogo Sérgio Bocalini (APRAG) falou sobre a atuação do Biólogo no controle de vetores e pragas sinantrópicas. Já o Biólogo Francisco Zorzenon (Instituto Biológico/SP) debateu a complexidade do ambiente urbano e a biodiversidade de pragas.
Depois do painel, foi a vez de os Biólogos Ana Eugênia de Carvalho Campos (Instituto Biológico/ SP), Lucy Figueiredo (Ambiental Consultoria), Marcelo Cunha Freitas (IMUNIMAD/ABCVP/CRBio-02) e Gustavo Lucino (Protecta) abordarem temas como o cenário ideal entre a pesquisa e o setor aplicado, a consultoria como fonte de divulgação e informação, o papel do técnico responsável no controle de vetores e pragas e a importância da boa gestão empresarial e da responsabilidade técnica no desenvolvimento do setor.
A 11ª edição da Expoprag, de temática DEDETIZADOR OU AGENTE DE SAÚDE – A ESCOLHA É SUA, contou com o apoio dos Sistema CFBio/CRBios, além do patrocínio de empresas de grande porte no setor.
=> Leia mais: Com apoio do CFBio, EXPOPRAG acontece em setembro em São Paulo. Participe, Biólogo!
Visando oferecer um ambiente propicio para geração de negócios e para acompanhar o desenvolvimento do mercado, a feira e o congresso da EXPROPAG reuniram prestadores de serviços, empresários, fabricantes, distribuidores de produtos e equipamentos, pesquisadores, estudantes, entidades de classes e representantes do poder público. Simultaneamente à feira, foram oferecidos cursos e palestras.
ATUAÇÃO REGULAMENTADA
Em dezembro de 2015, o CFBio editou a Resolução nº 384, que regulamenta a atuação do Biólogo no Controle de Vetores e Pragas Sinantrópicas. O CFBio é o único Conselho que disciplinou a atuação dos seus profissionais na área. A Resolução estabelece que o Biólogo é o profissional legal e tecnicamente habilitado para atuar no controle de vetores e pragas sinantrópicas, na limpeza e desinfecção de reservatórios e na capacitação e treinamento de pessoal.
Leia mais: CFBio disciplina atuação do Biólogo no Controle de Vetores e Pragas
PROGRAMAÇÃO
1º Workshop de Biólogos no Controle de Vetores e Pragas Sinantrópicas
22/09
14:00 – 15:00 – Abertura CFBio / Sistema CFBio/CRBios
Wlademir João Tadei (CFBio)
Biólogo, Presidente Conselho Federal de Biologia
14:15 – 15:00 – O Biólogo no Controle de Vetores e Pragas Sinantrópicas
Sérgio S. Bocalini (APRAG)
Biólogo, Mestre em Ciências Faculdade de Saúde Pública / USP, Especialista em Entomologia Urbana / UNESP, Vice Presidente executivo APRAG, Gestor de relações institucionais FEPRAG, Conselheiro Conselho Municipal de Segurança Alimentar de São Paulo / COMUSAN
15:00 – 16:00 – A complexidade do ambiente urbano e a biodiversidade de pragas.
Francisco José Zorzenon (Instituto Biológico/SP Biólogo)
Mestre em Fitossanidade / Instituto Biológico, Especialista em Entomologia Urbana / UNESP, Pesquisador Cientifico / Instituto Biológico.
Painel: “Situação atual e Perspectivas Futuras do Biólogo no Controle de Vetores e Pragas Sinantrópicas”
16:00- 16:20 – Um cenário Ideal entre a pesquisa e o setor aplicado.
Ana Eugênia de Carvalho Campos (Instituto Biológico/ SP)
Bióloga, Doutora em Zoologia / UNESP, Pesquisadora Cientifica / Instituto Biológico, Vice Diretora Instituto Biológico, Vice Coordenadora do Curso de Entomologia Urbana, Docente do curso de Pós Graduação em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio.
16:20 – 16:40 – A consultoria como fonte de divulgação e informação.
Lucy Figueiredo Ambiental (Consultoria)
Bióloga, Especialista em Saúde Pública Escola Nacional de Saúde Pública / FIOCRUZ, Consultora em Gerenciamento Integrado de Pragas, Sócia Diretora Técnica da Ambiental Consultoria Técnica Ltda.
17:00 – 17:20 – A importância da boa gestão empresarial e da responsabilidade técnica no desenvolvimento do setor
Gustavo Lucino Protecta
Biólogo, Especialista em Entomologia Urbana / UNESP, Sócio Diretor Responsável Técnico da Empresa Protecta – Tecnologia em Controle de Pragas.
17:20 – 18:00
DEBATE