6/05/16
O Conselho Federal de Biologia – CFBio participou no dia 25 de abril do Diálogo Público – Seminário de Transparência e Boas Práticas nos Conselhos de Fiscalização Profissional, realizado pelo Tribunal de Contas da União – TCU em Porto alegre, Rio Grande do Sul.
“Estamos adotando todas as medidas necessárias para atender a Lei de Acesso à Informação (LAI)”, declarou a Conselheira Tesoureira do CFBio, Vera Lúcia Callegaro, que representou o Conselho Federal no seminário. Também foram ao evento os presidentes do CRBio-03, Clarice Luz, e do CRBio-08, César Carqueija, além de funcionários do CRBio-03, CRBio-05 e CRBio-07.
Durante o encontro, foram abordados temas como orçamento, licitação e transparência dos Conselhos de Profissão, bem como os resultados e os próximos passos da auditoria feita pelo TCU. Além disso, foram apresentados casos nos conselhos profissionais e o relatório de gestão e contas ordinárias, bem como a atuação da CGU como órgão de controle interno e do MPF no controle da transparência pública.
O seminário teve como palestrante o ministro-substituto do TCU, Weder de Oliveira, que apresentou uma visão geral sobre os Conselhos de Profissão em questões de orçamento, licitação e transparência. Já o diretor Daniel Toledo e a assessora Luciane Oliveira falaram sobre resultados e os próximos passos da auditoria.
À tarde, os palestrantes discorreram sobre relatório de gestão e contas ordinárias, atuação da CGU e do MPF, diárias, jetons, verba de representação e recursos humanos. Nesta segunda parte do seminário, foram palestrantes: o auditor federal Leandro Brum, o chefe da CGU/RS Cláudio Correa, o procurador Mauro Santos e o secretário de Controle Externo no Rio Grande do Sul / TCU, Guilherme Yadoya de Souza.
No último dia 7 de abril, os assessores administrativo e contábil do Conselho Federal de Biologia também participaram do seminário "Diálogo Público – Transparência e Boas Práticas nos Conselhos de Fiscalização Profissional", promovido pelo TCU em Brasília.