22/03/16
O presidente do Conselho Federal de Biologia – CFBio, Wlademir João Tadei, recebeu nesta terça-feira (22), em Brasília, o presidente do Sindicato dos Biólogos do Distrito Federal (SINDBIO-DF), Gildemar Crispim, a tesoureira da Associação dos Biólogos do Distrito Federal (ASSBIO-DF), Rosangela Próximo, e o tesoureiro do SINDBIO-DF, Helamã Rezende.
Leia mais: CFBio participa da fundação da Associação dos Biólogos do DF
Durante a reunião, o presidente Wlademir Tadei afirmou que o advento de associações e sindicatos de Biólogos é essencial para o fortalecimento da profissão. “Hoje o Biólogo cobra do Conselho atribuições que, na verdade, são do sindicato e da associação. O Conselho defende prerrogativas do Biólogo e da profissão, mas não pode atuar em atribuições que não são suas”, reforçou Tadei.
Crispim ressaltou que o Sindicato do Distrito Federal conta com um grupo heterogêneo de Biólogos atuantes nas mais diversas áreas. “A gente quer dar as mãos e externar a vontade de compartilhar essa luta. A soma de esforços do Conselho, da Associação e do Sindicato vai elevar a nossa profissão”, disse.
Segundo Crispim, o DF possui atualmente 13 Instituições de Ensino Superior que oferecem graduação em Ciências Biológicas e conta com mais de oito mil Biólogos, com atuação mais acentuada na área da saúde. “A gente tem vestido a camisa para mobilizar o Biólogo e conscientizar sobre a importância do registro no Conselho, que é o nosso pilar”, declarou Crispim. “É necessário criar um elo corporativo, de unidade, do Biólogo”, concluiu.