29/09/15
Nos dias 17 e 18 de setembro, o sistema CFBio/CRBios participou da estruturação do Plano de Ação Nacional para a Conservação da Fauna Afetada por Infraestrutura Viária, em um evento organizado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em parceria com o Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE).
O evento, realizado na sede do ICMBio, em Brasília, reuniu cerca de 50 participantes e mais de 15 instituições públicas e privadas para elaborar um planejamento estratégico para os próximos cinco anos, com o objetivo de reduzir os impactos de rodovias e ferrovias sobre a fauna nativa. O Sistema CFBio/CRBios foi o único Conselho Profissional representado na iniciativa.
"Inicialmente o evento seria apenas um workshop, mas, mediante proposição do ICMBio, que entendeu que a relevância do tema requeria uma ação estratégica em nível nacional, foi transformado em um Plano de Ação Nacional (PAN). Esses planos são políticas públicas, apoiadas por diversos setores da sociedade, que orientam atividades prioritárias para proteger espécies e ambientes ameaçados", explica a Bióloga Fernanda Góss Braga, do Conselho Regional de Biologia do Paraná (CRBio-07), que representou o sistema CFBio/CRBios no evento.
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Durante o encontro, foram definidos o objetivo do Plano de Ação e as ações necessárias para reduzir os impactos da infraestrutura viária sobre a fauna.
"É muito importante que um instituto como o ICMBio, referência em conservação, conte com o apoio técnico e conhecimento dos Biólogos sobre a fauna para a elaboração de importantes políticas públicas. Isso demonstra, mais uma vez, que o Conselho de Biologia, além de orientar e fiscalizar a profissão, também auxilia a sociedade em pautas importantes como essa", afirma o presidente do CRBio-07, Jorge Augusto Callado Afonso.
O presidente do Conselho Federal de Biologia – CFBio, Wlademir João Tadei, também reforça a importância da participação do Biólogo na elaboração do Plano de Ação para conservar a fauna. "O profissional Biólogo possui amplos conhecimentos nas áreas de Meio Ambiente e Biodiversidade, podendo dar grandes contribuições para a criação de políticas que visem reduzir o impacto ambiental gerado pela infraestrutura viária", conclui Tadei.
Os Planos de Ação em vigência foram criados para promover a conservação e a recuperação da população de uma determinada espécie ou grupo de espécies ameaçadas, ou ainda, dos ecossistemas onde elas vivem. Mas esse PAN tem a peculiaridade de ter sido adotado para elencar ações e estratégias visando minimizar os impactos de um agente antrópico específico – as rodovias e ferrovias – que ameaça a fauna silvestre nativa ao longo de seus traçados. Fato que lhe confere uma importância ainda maior no cenário nacional.
Durante o evento, para dar continuidade à elaboração e implementação do PAN, foi constituído um Grupo de Assessoramento Técnico (GAT), cujos membros deverão se reunir mais uma vez ainda em 2015 e anualmente durante os próximos cinco anos, período de vigência do Plano de Ação.