CFBio - Conselho Federal de Biologia
ÁREAS DE ATUAÇÃO SaúdePORTAL DOS BIÓLOGOSPORTAL DA SAÚDESelo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências BiológicasNormativas de Interesse dos BiólogosPerguntas Frequentes Universidades Públicas Links Úteis Sindicatos e Associações de BiólogosLAI

REDES SOCIAIS

Facebook Twitter Google Plus
Youtube Linkedin Instagram

TEMPO HOJE

BUSCA DE CEP

 

Correios

Unesp realiza I Workshop de Biodiversidade Aquática

Publicado em: 06/06/2016


Estão abertas as inscrições para o I Workshop da Pós-Graduação de Biodiversidade Aquática, que acontecerá nos dias 30 de junho e 1 de julho, em São Vicente, São Paulo. A temática do evento será “Problemas e Soluções no Desenvolvimento Sustentável da Baixada Santista”. As inscrições vão até 24 de junho.

Para fazer a inscrição é necessário preencher o Formulário de Inscrição e pagar taxa de R$ 15,00.

A Baixada Santista abrange os municípios de Bertioga, Santos, Guarujá, Cubatão, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe que possuem a difícil tarefa de conciliar o crescimento econômico com a conservação dos ecossistemas. Nesta região são encontrados importantes ecossistemas terrestres e marinhos tais como a floresta de mata atlântica, restingas, manguezais, costões rochosos e praias arenosas que são essenciais para a manutenção da biodiversidade costeira.

Por outro lado, a Baixada Santista está sujeita aos impactos ambientais causados por: atividades do maior Porto da Améria Latina em Santos; atividades de mais de 30 indústrias, dentre elas de siderurgia, petroquímica e fertilizantes; intensa especulação imobiliária; turismo; futuras atividades do pré-sal; atividades ilegais dentro das unidades de conservação e outros.

A comissão organizadora é formada por alunos do programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Aquática do Instituto de Biociências da UNESP Campus do Litoral Paulista. Mais informações podem ser obtidas no site do evento. Confira a programação a seguir. 


CRONOGRAMA

Dia 30/06
9:00 - Palestra de Abertura: A Baixada Santista e suas preocupações ambientais
Palestrante: Fábio Zucherato (IBAMA)

10:30 - Mesa Redonda (1): Acidentes recentes no Porto de Santos e suas implicações na biodiversidade
Palestrantes: Camilo Dias Seabra (UNIFESP), Claudia C. Nascimento (Aiuká), Marcia Jovito (CODESP) Mediador: Denis Abessa (UNESP-CLP)

14:00 - Palestra: Poluentes emergentes: ocorrência, efeitos adversos e perspectivas
Palestrante: Luciane Maranho (UNESP-CLP)
Descrição da Palestra: Nas últimas décadas, o impacto da contaminação química tem-se centrado quase exclusivamente sobre compostos convencionais "prioritários", tais como metais, hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAP), bifenilos policlorados (PCBs) e pesticidas, que causam toxicidade aguda e são considerados cancerígenos e persistentes ao meio ambiente. No entanto, dados recentes confirmam que poluentes orgânicos emergentes encontrados em baixas concentrações (ng/L - µg/L) como fármacos, produtos de cuidado pessoal e outros desreguladores endócrinos, podem trazer graves consequências à biota, sendo sua ocorrência generalizada em matrizes ambientais. Muitos deles são compostos bioativos sendo projetados para interagir com vias fisiológicas específicas em doses baixas, e incluem substâncias que variam em propriedades físico-químicas e farmacológicas, modos de ação, destino no ambiente e degradação. Nessa palestra, serão discutidos estudos sobre efeitos adversos relacionados à ocorrência de poluentes emergentes em matrizes ambientais, assim como a apresentação de perspectivas futuras sobre o respectivo tema.

15:00 - Palestra: Recuperação de manguezal e biomonitoramento na vegetação de fluoretos, cádmio, chumbo, mercúrio e níquel em Cubatão
Palestrante: Gisela Vianna Menezes (CETESB)
Descrição da Palestra: A palestra abordará dois trabalhos que foram realizados pela Cetesb em Cubatão, um sobre recuperação de manguezal e outro sobre biomonitoramento na vegetação de fluoreto, cádmio, chumbo, níquel e mercúrio. O trabalho de biomonitoramento é mais recente com coletas realizadas nos anos de 2012 e 2013.

16:30 - Palestra: Situação atual da pesca na Baixada Santista
Palestrante: Dr. Antônio Olinto Ávila da Silva (Instituto de Pesca - Santos)

Dia 01/07

9:00 - Palestra: APA Marinha Litoral Centro: estado atual e desafios para a sua gestão
Palestrante: Ana Paula Garcia (Fundação Florestal)
Descrição da Palestra: A APA Marinha Litoral Centro (APAMLC) foi criada pelo Decreto Estadual nº 53.526, de 08 de outubro de 2008, com a finalidade de proteger, ordenar, garantir e disciplinar o uso racional dos recursos ambientais da região, inclusive suas águas, bem como ordenar o turismo recreativo, as atividades de pesquisa e pesca e promover o desenvolvimento sustentável da região. É constituída pelos municípios de Bertioga à Peruíbe, em área de mais de 450.000 hectares. Pretende-se apresentar aos participantes como funciona o Sistema de Gestão da APAMLC e discutir quais são os principais desafios, ameaças e conflitos existentes na UC e como se refletem nas ações de ordenamento dos usos do território.

10:30 - Palestra: Atividades ilegais dentro do Parque Estadual Marinho da Laje de Santos
Palestrante: José Edmilson de Araujo Mello Jr. (Fundação Florestal)

14:00 - Mesa Redonda (2): Transposição do Rio Itapanhaú (Bertioga)
Palestrantes: Célia Regina de G. Souza (Instituto Geológico, Secretaria do Meio ambiente), Yara Schaeffer-Novelli (IO/USP), Filipe Toni Sofiati (Fundação Florestal) Mediador: Fernanda Seles David (UNESP/ CLP)

16:30 - Palestra de Encerramento: Projeto Biopesca
Palestrante: Carolina Bertozzi



Voltar Imprimir este artigo