CFBio - Conselho Federal de Biologia
ÁREAS DE ATUAÇÃO SaúdePORTAL DOS BIÓLOGOSPORTAL DA SAÚDESelo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências BiológicasNormativas de Interesse dos BiólogosPerguntas Frequentes Universidades Públicas Links Úteis Sindicatos e Associações de BiólogosLAI

REDES SOCIAIS

Facebook Twitter Google Plus
Youtube Linkedin

TEMPO HOJE

BUSCA DE CEP

 

Correios

Unesp inaugura Laboratório de Aquicultura Sustentável

Publicado em: 12/07/2017


A Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp) inaugurou, no dia 5 de julho de 2017, o Laboratório de Aquicultura Sustentável do Centro de Aquicultura da Unesp (CAUNESP) no Instituto de Biociências do Câmpus do Litoral Paulista (IB/CLP), em São Vicente, São Paulo. 

O novo ambiente será o laboratório central da Rede de Pesquisa em Aquicultura Sustentável, formada por cerca de 40 pesquisadores das cinco regiões do Brasil. O grupo é coordenado pelo Biólogo Wagner Cotroni Valenti, docente do CAUNESP e um dos mais importantes pesquisadores da área de aquicultura nacional e internacional.

O espaço está equipado para realizar análises de energia, carbono, nitrogênio e fósforo em amostras sólidas, líquidas e gasosas, permitindo que seja medida a emissão de gases do efeito estufa e verificada a ciclagem de nutrientes. Além disso, conta com estrutura para análises fisiológicas com a determinação do consumo de oxigênio e das cargas liberadas de amônia e fósforo pelos organismos de cultivo em todas as fases de seu ciclo de vida; isso possibilita a determinação da capacidade de suporte dos ambientes de cultivo, tais como viveiros e reservatórios onde são instalados tanques rede.

De acordo com Wagner Valenti, os equipamentos são altamente sofisticados e estão de acordo com as normas internacionais de qualidade e segurança. Além de ser utilizada pela Rede de Pequisa em Aquicultura Sustentável, a estrutura "atenderá a todos que precisarem realizar análises dessa natureza para atividades de pesquisa ou produção. Portanto, é um laboratório especializado que vem preencher uma lacuna no País", afirmou o Biólogo.




Voltar Imprimir este artigo