CFBio - Conselho Federal de Biologia
ÁREAS DE ATUAÇÃO SaúdePORTAL DOS BIÓLOGOSPORTAL DA SAÚDESelo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências BiológicasNormativas de Interesse dos BiólogosPerguntas Frequentes Universidades Públicas Links Úteis Sindicatos e Associações de BiólogosLAI

REDES SOCIAIS

Facebook Twitter Google Plus
Youtube Linkedin Instagram

TEMPO HOJE

BUSCA DE CEP

 

Correios

Selo CFBio de Qualidade de Cursos é tema de reunião dos Conselhos da Saúde

Publicado em: 17/05/2018


O Selo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências Biológicas foi tema da 145ª Reunião do Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde (FCFAS), que aconteceu nesta quinta-feira, 17 de maio de 2018, na sede do Conselho Federal de Biologia, em Brasília. O Fórum é composto por 14 Conselhos Federais que se reúnem regularmente para discutir formação e atuação dos profissionais da Saúde, entre os quais estão Biólogos. 

Durante a reunião, a Conselheira do CFBio Sandra Farto Botelho Trufem, que coordenou a Comissão CFBio de Cursos nas edições do Selo de 2015 e de 2017, apresentou legislações e indicadores utilizados para avaliação dos cursos. A explicação foi recebida com entusiasmo pelos participantes, que já avaliam a possibilidade de implementar o Selo nos seus respectivos Conselhos.

O Selo CFBio de Qualidade é concedido a cada dois anos e foi criado por meio da Resolução nº 352/2014 com o intuito de contribuir para a valorização dos cursos de graduação em Ciências Biológicas no País. A primeira edição aconteceu em 2015, quando foram agraciados onze cursos de Licenciatura e Bacharelado. Na edição de 2017, dezoito cursos foram agraciados em solenidade que aconteceu em setembro, em Brasília.

Conforme ressaltou a Conselheira, o CFBio pretende, com isso, "estimular o exercício da profissão, zelando pela formação e pelo bom conceito dos que a exercem". Além disso, ressaltou Trufem, trata-se de uma forma de aproximar Biólogos de seus Conselhos Regionais e Federal.

Em sua fala, a Conselheira Sandra Trufem também listou indicadores utilizados para avaliação dos cursos de Ciências Biológicas, entre os quais estão: objetivos do curso, perfil profissional, matrizes curriculares, trabalho de conclusão de curso, estágio curricular supervisionado, programas institucionais especiais, projetos de pesquisa e extensão, percentual de professores Biólogos e com registro em CRBios, titulação e regime de trabalho do corpo docente, nota do Conceito Preliminar de Curso (CPC), nota do ENADE, egressos registrados em CRBios. 

=> Saiba mais sobre o Selo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências Biológicas




Voltar Imprimir este artigo