CFBio - Conselho Federal de Biologia
ÁREAS DE ATUAÇÃO SaúdePORTAL DOS BIÓLOGOSPORTAL DA SAÚDESelo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências BiológicasNormativas de Interesse dos BiólogosPerguntas Frequentes Universidades Públicas Links Úteis Sindicatos e Associações de BiólogosLAI

REDES SOCIAIS

Facebook Twitter Google Plus
Youtube Linkedin Instagram

TEMPO HOJE

BUSCA DE CEP

 

Correios

Primeiro livro-texto sobre Defesa Vegetal é lançado no Brasil

Publicado em: 14/07/2016


Em uma parceria entre a Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária (SBDA), a Associação Nacional de Defesa Vegetal (ANDEF) e o Departamento de Sanidade Vegetal, foi lançado no Brasil o primeiro livro-texto sobre Defesa Vegetal. O livro "Defesa Vegetal: Fundamentos, Ferramentas, Políticas e Perspectivas" contém 27 capítulos escritos por 51 autores de órgãos de pesquisa, fiscalização e setor privado de todas as regiões do Brasil.

O venda do livro é feita exclusivamente através do site da SBDA, pelo valor de R$ 45,00, e toda a renda é revertida para a realização de eventos e outras ações da entidade, tais como a VI Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária que ocorrerá em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, em 2017. 

A proposta de produzir um livro sobre Defesa Vegetal surgiu de uma série de workshops sobre Ameaças Fitossanitárias realizados pela SBDA, a ANDEF e uma série de instituições públicas e privadas. O livro está dividido em quatro seções. Inicialmente, são discutidos os fundamentos e a importância estratégica da Defesa Vegetal, com conceitos básicos e definições que permeiam toda a publicação. Em seguida, são apresentados os métodos utilizados em Sanidade Vegetal. Destes, alguns são correntemente utilizados no Brasil para o estabelecimento de políticas e ações de prevenção a pragas, enquanto outros têm uso ainda incipiente.

Na terceira seção, são pontuadas as políticas públicas existentes para o efetivo exercício da Defesa Vegetal no Brasil. Finalmente, é feita uma reflexão sobre as tendências e as perspectivas da Defesa Vegetal no Brasil, através da discussão do efeito das mudanças climáticas e da necessidade de identificar as principais ameaças para o país. Por se tratar de um livro-texto, a publicação contém em seus anexos materiais de referência como um glossário dos termos técnicos, compilação indexada dos atos legais e normativos e uma listagem de recursos de suporte na internet relacionados ao conteúdo dos capítulos.

O livro foi idealizado a partir do conceito de Defesa Sanitária Vegetal como uma cadeia de responsabilidades, na qual todos os elos devem estar íntegros para garantir a segurança da agricultura e da flora silvestre. O objetivo é induzir uma visão sistêmica, com compartilhamento de responsabilidades.

A composição do grupo de autores, revisores e editores deste livro reflete a multidisciplinaridade e interinstitucionalidade da Defesa Vegetal. Entre eles, estão pesquisadores, fiscais, consultores e profissionais do setor privado. Entre os editores estão a ex-conselheira federal Regina Lúcia Sugayama, além de Marcelo Lopes da Silva, Suely Xavier de Brito Silva, Luís Carlos Ribeiro & Luís Eduardo Pacifici Rangel.

Informações da SBDA



Voltar Imprimir este artigo