CFBio - Conselho Federal de Biologia
ÁREAS DE ATUAÇÃO SaúdePORTAL DOS BIÓLOGOSPORTAL DA SAÚDESelo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências BiológicasNormativas de Interesse dos BiólogosPerguntas Frequentes Universidades Públicas Links Úteis Sindicatos e Associações de BiólogosLAI

REDES SOCIAIS

Facebook Twitter Google Plus
Youtube Linkedin Instagram

TEMPO HOJE

BUSCA DE CEP

 

Correios

NOTA DE PESAR: CFBio lamenta falecimento do Prof. José Willibaldo Thomé

Publicado em: 01/07/2016


José Willibaldo Thomé, Biologia, malacologia, Conselho Federal de Biologia, Biólogo, PUCRS, Biofilosofia

O Conselho Federal de Biologia - CFBio lamenta o falecimento nesta quinta-feira (30) do pesquisador, professor e Biólogo José Willibaldo Thomé.

O Prof. Thomé foi conselheiro federal da primeira posse do Conselho Federal Biologia, de 1983 a 1987. O pesquisador iniciou sua trajetória científica na década de 1950, graduando em Licenciatura e Bacharelado em História Natural pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Em 1974, concluiu doutorado em Zoologia e atuou como professor titular de Zoologia da Faculdade de Biociências da PUCRS entre 1959 e 2007.

O pesquisador também foi diretor do Museu Rio-Grandense de Ciências Naturais, do CTA da FAPERGS e da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul. José Willibaldo Thomé atuou ainda como presidente do Sindicato dos Biólogos do RS, da Sociedade Brasileira de Malacologia e da Sociedade Brasileira de Zoologia.

Sua pesquisa se voltou principalmente para Sistemática, Taxonomia, Ecologia e Biodiversidade de Moluscos, tendo contribuído para desenvolver a “Biofilosofia” que, segundo ele mesmo descreveu em seu currículo lattes, consiste no “amor à Sabedoria pela qual o ser humano reconhece seus dois determinismos naturais fundamentais, a agressividade e o altruismo, e procura redirecioná-los culturalmente, na alegria do viver efêmero, para uma convivência comunitária harmoniosa, compartilhada e solidária”.



Voltar Imprimir este artigo