CFBio - Conselho Federal de Biologia
ÁREAS DE ATUAÇÃO SaúdePORTAL DOS BIÓLOGOSPORTAL DA SAÚDESelo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências BiológicasNormativas de Interesse dos BiólogosPerguntas Frequentes Universidades Públicas Links Úteis Sindicatos e Associações de BiólogosLAI

REDES SOCIAIS

Facebook Twitter Google Plus
Youtube Linkedin Instagram

TEMPO HOJE

BUSCA DE CEP

 

Correios

Mayana Zatz participa de debate no CCBB sobre Genética e Ética

Publicado em: 09/11/2015


Mayana Zatz, CCBB, Olgária Matos

Clonagem, seleção de embriões, manipulação de genes: precisamos criar uma nova ética para tratar dos desafios propostos pela biogenética e pela biotecnologia. Para discutir a questão, a Bióloga geneticista Mayana Zatz e a filósofa Olgária Matos participam do debate "A Ética nos Tempos da Biogenética", que faz parte do ciclo "Arte e Ciência" promovido pelo Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

O debate acontece nesta segunda-feira (9) às 20h no CCBB de Brasília. A mediação será feita por Suzete Venturelli. A entrada é franca e a senha deve ser retirada na bilheteria uma hora antes do início do evento.

Mayana Zatz: Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1968), Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Genética) pela Universidade de São Paulo (1970) Doutorado em Genética pela USP (1974) e pós-doutorado em genética humana e médica pela Universidade da California UCLA (1977). É professora Titular de Genética do Instituto de Biociencias da USP. É Coordenadora do CEPID/FAPESP Centro de Pesquisas do Genoma Humano e células-tronco e do INCT : Instituto Nacional de Células-Tronco em doenças genéticas. É membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências dos Países em Desenvolvimento e Presidente Fundadora da Associação Brasileira de Distrofia Muscular (ABDIM).Ganhou prêmios nacionais e internacionais. Recebeu a ordem nacional de grã-cruz de mérito científico . Entre os prêmios internacionais destacam-se o LÓreal/Unesco para mulheres na ciência (2001), prêmio TWAS em pesquisa médica (2004) ,prêmio México de Ciência e Tecnologia (2008) e prêmio Conte Gaetano por trabalhos sociais (2011). Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Humana e Médica, atuando em biologia molecular com enfoque em doenças neuromusculares e pesquisas em células tronco.

Olgária Matos: É bacharel em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Filosofia pela Universidade Paris I (Panthéon-Sorbonne) e doutora em Filosofia pela USP. Atualmente, é professora titular da USP e professora visitante do curso de Filosofia da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: tempo, filosofia, razão, democracia e história. Publicou os livros Benjaminianas: cultura capitalista e fetichismo contemporâneo (Unesp), Contemporaneidades (Lazuli), Discretas Esperanças: reflexões filosóficas sobre o mundo contemporâneo (Nova Alexandria), Os arcanos do inteiramente outro: a Escola de Frankfurt, a melancolia, a revolução (Brasiliense, vencedor Prêmio Jabuti).

Informações do CCBB Brasília



Voltar Imprimir este artigo