CFBio - Conselho Federal de Biologia
ÁREAS DE ATUAÇÃO SaúdePORTAL DOS BIÓLOGOSPORTAL DA SAÚDESelo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências BiológicasNormativas de Interesse dos BiólogosPerguntas Frequentes Universidades Públicas Links Úteis Sindicatos e Associações de BiólogosLAI

REDES SOCIAIS

Facebook Twitter Google Plus
Youtube Linkedin Instagram

TEMPO HOJE

BUSCA DE CEP

 

Correios

Instituto de Biociências da USP abre 12 vagas ao Mestrado em Aconselhamento Genético e Genômica Humana

Publicado em: 07/05/2015


IBUSP, Instituto de Biociências, USP, aconselhamento genético, genômica humana, Biólogos, mestrado profissional

O Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP) lançou edital disponibilizando 12 vagas para um novo curso de pós-graduação: o Mestrado Profissional em Aconselhamento Genético e Genômica Humana.

O curso foi aprovado recentemente pela CAPES e representa uma vitória para os Biólogos, que conseguiram junto ao Ministério da Saúde a edição da Portaria nº 981, de 20 de maio de 2014, permitindo que pacientes recorram a Biólogos Geneticistas -- especialistas em genética humana -- para entender os riscos de distúrbios hereditários, suas consequências e as opções para lidar com essas situações. 

O objetivo do curso é a formação de profissional especializado capaz de executar o aconselhamento genético, realizar a interpretação de resultados de exames genéticos, analisar dados genômicos, bem como interagir com outros profissionais da área da saúde em equipes multiprofissionais.

Além disso, espera-se formar profissional ético, solidário e com elevada capacidade de comunicação com os públicos leigos e especializados. Para adquirir essas habilidades, uma fração do curso corresponde a estágios de prática em serviço de aconselhamento genético, fundamental como complemento ao aporte teórico de conhecimentos que advirá das disciplinas teóricas cursadas.

As disciplinas do mestrado profissional abordam conteúdos de genética humana, citogenética humana, genética molecular humana, embriologia, teratologia, fundamentos da estatística e da bioinformática aplicados à genética. O curso visa proporcionar ambiente apropriado para a abordagem das questões éticas relacionadas ao aconselhamento genético e ao desenvolvimento acelerado de novas tecnologias de estudos genômicos.

LOCAL E PERÍODO DE INSCRIÇÕES
As inscrições serão realizadas no período de 04 a 29 de maio de 2015, de segunda à sexta-feira, das 10h às 11h30 e das 14h às 16h, na Secretaria de Pós-Graduação, à Rua do Matão, Travessa 14, no 321 - Cidade Universitária, CEP: 05508-090 - São Paulo.

Também poderão ser encaminhadas inscrições pelo endereço eletrônico mestprof@ib.usp.br com os documentos necessários em formato pdf. Neste caso, a inscrição só será efetivada caso esteja completa e o candidato receba uma mensagem acusando o recebimento da documentação completa.

PROCESSO SELETIVO E PROVAS
Os candidatos ao curso de Mestrado serão submetidos à avaliação de aptidão científica, proficiência em língua inglesa e arguição do currículo/histórico escolar.

A prova de avaliação de aptidão científica é uma prova escrita que visa avaliar o candidato quanto a conhecimentos básicos de Genética, Biologia Celular e Molecular, assim como articulação intelectual e expressão. Consta de questões baseadas em textos nas áreas de Genética, Biologia Celular e Molecular. A critério da Comissão Coordenadora do Programa (CCP), a mesma prova poderá também ser aplicada em língua inglesa, para candidatos estrangeiros.

Confira o regulamento e o edital do exame de ingresso do Programa de Mestrado Profissional em Aconselhamento Genético e Genômica Humana oferecido pelo Instituto de Biociências da USP. 



Voltar Imprimir este artigo