CFBio - Conselho Federal de Biologia
ÁREAS DE ATUAÇÃO SaúdePORTAL DOS BIÓLOGOSPORTAL DA SAÚDESelo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências BiológicasNormativas de Interesse dos BiólogosPerguntas Frequentes Universidades Públicas Links Úteis Sindicatos e Associações de BiólogosLAI

REDES SOCIAIS

Facebook Twitter Google Plus
Youtube Linkedin Instagram

TEMPO HOJE

BUSCA DE CEP

 

Correios

Instituto Trata Brasil e Aliança pela Água lançam cartilha sobre saneamento. Confira!

Publicado em: 01/06/2017


O Instituto Trata Brasil e a rede Aliança pela Água lançaram a cartilha “Saneamento é um direito seu”, em comemoração aos 10 anos da Lei Nº 11.445/2007, conhecida como Lei do Saneamento, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico e para a política federal de saneamento básico.

Conforme explica o livreto, os quatro elementos do saneamento são: abastecimento público de água potável, coleta e tratamento do esgoto, drenagem da água da chuva e coleta de lixo e limpeza urbana. Além disso, destaca que a falta de saneamento causa doenças diversas e enchentes, facilita a proliferação de mosquitos, assim como leva à morte de rios. 

A cartilha mostra ainda um mapa com a situação do saneamento no Brasil, por estado, revelando dados alarmantes: mais de 100 milhões de pessoas no País estão sem esgoto e 35 milhões, sem água. 

O material foi distribuído no evento Ação Global, que ocorreu no último sábado, 27 de maio, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Leia e baixe o pdf da cartilha no link: https://goo.gl/Ojw0l5.

BIÓLOGO NO SANEAMENTO
O saneamento é uma das áreas de atuação profissional do Biólogo, prevista na Lei 6.684/1979.

Em seu Art. 2º, a Lei afirma que, "sem prejuízo do exercício das mesmas atividades por outros profissionais igualmente habilitados na forma da legislação específica, o Biólogo poderá: I - formular e elaborar estudo, projeto ou pesquisa científica básica e aplicada, nos vários setores da Biologia ou a ela ligados, bem como os que se relacionem à preservação, saneamento e melhoramento do meio ambiente, executando direta ou indiretamente as atividades resultantes desses trabalhos". 

Saiba mais sobre a atuação do Biólogo em saneamento no vídeo feito pelo CFBio como parte da campanha Consulte Sempre Um Biólogo



Voltar Imprimir este artigo