CFBio - Conselho Federal de Biologia
ÁREAS DE ATUAÇÃO SaúdePORTAL DOS BIÓLOGOSPORTAL DA SAÚDESelo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências BiológicasNormativas de Interesse dos BiólogosPerguntas Frequentes Universidades Públicas Links Úteis Sindicatos e Associações de BiólogosLAI

REDES SOCIAIS

Facebook Twitter Google Plus
Youtube Linkedin Instagram

TEMPO HOJE

BUSCA DE CEP

 

Correios

Inscrições gratuitas para ciclo de palestras em SP sobre biodiversidade

Publicado em: 30/05/2017


O Departamento de Educação Ambiental da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente promoverá em junho (dias 13, 19 e 27) e julho (dias 4 e 11) de 2017 um ciclo de palestras sobre a Biodiversidade Brasileira - Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Amazônia e Pantanal. O evento é gratuito e acontecerá na sede da UMAPAZ, localizada no Parque Ibirapuera, Avenida Quarto Centenário, 1268, São Paulo. 

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail umapaz@prefeitura.sp.gov.br. Podem participar pessoas que tenham interesse pelo tema, de qualquer nível de escolaridade.

Confira a programação:

1º Dia - 13 de Junho - (terça-feira) - Mata Atlântica
Serão apresentados os desafios e as oportunidades para conservação da biodiversidade da Mata Atlântica

2º Dia - 19 de Junho - (segunda-feira) - Cerrado
Apresentação do Cerrado, com suas variações fisionômicas e biodiversidade. Condições em que esse ecossistema ocorre e os fatores que o mantém desde sua origem até os dias de hoje. A finalização da palestra será sobre a conservação dos cerrados, ressaltando os principais impactos e ameaças.

3º Dia - 27 de Junho - (terça-feira) - Caatinga
A caatinga, junto com a Mata Atlântica, forma o conjunto de biomas exclusivos do território brasileiro. A caatinga, foco desse encontro compreende nove estados da região nordeste do país. Caracterizada por clima semiárido, período anual longo de seca, baixo nível pluviométrico e solos rasos e pouco permeáveis. No entanto, trata-se de um ambiente extremamente rico, tanto em biodiversidade, quanto em paisagens e é essa riqueza que será observada e discutida nesse encontro.

4º Dia - 4 de Julho - (terça-feira) - Amazônia
Geologia e evolução da bacia amazônica; expedições naturalistas e início dos estudos da fauna e flora amazônica; diversidade de hábitats; padrões de distribuição e processos de diversificação; centros de endemismo e blocos de especiação; desmatamento, hidrelétricas e a conservação no século XXI.

5º Dia - 11 de Julho - (terça-feira) - Pantanal
Os pantanais do centro oeste do Brasil são considerados sistemas complexos e de grande vulnerabilidade. Nesta apresentação serão abordados aspectos biogeográficos desta complexidade e as ameaças recentes à sua conservação.

Os certificados serão concedidos apenas aos participantes que tiverem:
1) No mínimo, 75% de presença no evento e
2) No mínimo, sete (7,0) no trabalho final.

Coordenação: Bióloga Ruth Weg
Vagas: 80 (40 funcionários públicos da Prefeitura do Município de São Paulo e 40 para o público em geral).
Dias: 13, 19 e 27 de junho; 04 e 11 de julho de 2017 (terças-feiras, exceto dia 19 de junho que será segunda-feira)
Horário: das 14h às 17h
Local: Sede da UMAPAZ - Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

INSCRIÇÕES: umapaz@prefeitura.sp.gov.br



Voltar Imprimir este artigo