CFBio - Conselho Federal de Biologia
ÁREAS DE ATUAÇÃOSaúdePORTAL DOS BIÓLOGOSPORTAL DA SAÚDESelo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências BiológicasNormativas de Interesse dos BiólogosPerguntas Frequentes Universidades Públicas Links Úteis Sindicatos e Associações de BiólogosLAI

REDES SOCIAIS

Facebook Twitter Google Plus
Youtube Linkedin Instagram

TEMPO HOJE

BUSCA DE CEP

 

Correios

Grupo de Trabalho do CFBio discute atualização da Classificação Brasileira de Ocupações

Publicado em: 13/09/2018


Criado pelo Conselho Federal de Biologia - CFBio, o Grupo de Trabalho para Atualização da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) se reuniu nesta quarta-feira, 12 de setembro de 2018, para elaborar uma proposta que visa reformular a codificação atual. 

Participaram da reunião na sede do CFBio, em Brasília, os membros do Grupo de Trabalho: Carlos Frederico Loiola, Antônio Francisco Ferreira Neto e Newton Dias Lourenço. O presidente do CFBio, Wlademir João Tadei, também discutiu com o grupo sobre o contexto atual e possíveis avanços na CBO.

A Classificação Brasileira de Ocupações é uma norma que tem por objetivo retratar a realidade das profissões do mercado de trabalho brasileiro, reconhecendo a existência de ocupações regulamentadas ou não, e servindo de parâmetro para formulação de políticas públicas. A estrutura básica da CBO foi criada em 1977, após um convênio firmado entre o Brasil e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Desde então, a CBO foi atualizada em 1994 e em 2002, e atualmente, sofre atualizações pontuais. 

De acordo com o coordenador do Grupo de Trabalho, Carlos Frederico Loiola, a Classificação Brasileira de Ocupações está bem desatualizada em relação às atividades profissionais exercidas pelo Biólogo. "A questão é que esses códigos, que classificam as ocupações junto ao Ministério do Trabalho, são usados na definição de enquadramento das atividades da profissão. No caso dos Biólogos, a CBO está longe de refletir a realidade atual da profissão", explicou.

"A demanda de atualização da CBO veio do Sindicato de Biólogos do Distrito Federal. Então, o CFBio criou esse Grupo de Trabalho para avaliar e elaborar uma proposta de atualização da Classificação. Primeiramente, os CRBios enviaram sugestões. Agora, vamos avaliar essas sugestões, escrever uma minuta e reencaminhar para os CRBios. Só então, após realizado esse diálogo, teremos uma proposta final, que deverá ser encaminhada ao Ministério do Trabalho", contou o coodenador. 

Segundo o Biólogo Antônio Neto, membro do Grupo de Trabalho, a minuta que será elaborada e validada pelo CFBio e pelos CRBios possui uma grande importância para a profissão. "Na classificação atual, várias atividades realizadas pelo profissional não estão representadas na CBO, tanto em Meio Ambiente e Biodiversidade quanto na Saúde e na Biotecnologia", explicou Neto. 

Já o Biólogo Newton Lourenço destacou a necessidade dessa atualização tendo em vista a concorrência que o profissional enfrenta no mercado de trabalho. "Como muitas as áreas de atuação do Biólogo são multidisciplinares, há uma concorrência forte e a criação de reservas de mercado. O objetivo da atualização da CBO é garantir o exercício pleno da profissão pelo Biólogo", concluiu. 



Voltar Imprimir este artigo