CFBio - Conselho Federal de Biologia
ÁREAS DE ATUAÇÃO SaúdePORTAL DOS BIÓLOGOSPORTAL DA SAÚDESelo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências BiológicasNormativas de Interesse dos BiólogosPerguntas Frequentes Universidades Públicas Links Úteis Sindicatos e Associações de BiólogosLAI

REDES SOCIAIS

Facebook Twitter Google Plus
Youtube Linkedin Instagram

TEMPO HOJE

BUSCA DE CEP

 

Correios

Faculdade de Medicina da USP oferece bolsa de pós-doutorado em Glicobiologia

Publicado em: 08/06/2015


Glicobiologia, USP, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

O Laboratório de Glicobiologia e Imunoquímica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP abre uma oportunidade de bolsa de pós-doutoramento como parte do Projeto Temático "Lectinas de Patógenos", financiado pela FAPESP. As inscrições vão até o dia 30 de junho.

O candidato deve ter conhecimento e experiência prévia na área de imunologia e glicobiologia, a fim de desenvolver projeto sobre propriedades biológicas de proteínas de micronemas (MICs) 1 e 4 de Toxoplasma gondii, dotadas de atividade lectínica específica para ácido siálico e galactose. Essas MICs interagem com glicanas de receptores da imunidade inata (TLR2 e TLR4) levando à modulação da imunidade do hospedeiro.

O trabalho terá como objetivo: (1) identificar ligantes de MICs em fagócitos (além de TLR2 e TLR4); (2) investigar glicoligantes de MICs em células dendríticas de mucosa e em linfócitos, capazes de contribuir para o efeito imunomodulador das MICs; (3) investigar o efeito in vivo da infecção experimental com taquizoitas de T. gondii geneticamente deficientes em MIC1, em MIC4 ou em ambas as proteínas de micronemas.

O candidato precisa ainda ter sólida formação nas áreas de imunologia, biologia celular e glicobiologia, bem como experiência em modelos animais de infecção por T. gondii, em purificação de proteínas por cromatografia de afinidade, cultivo celular e de microorganismos, citometria de fluxo, PCR em Tempo Real, western blot. É também desejável que o candidato seja capaz de interpretar resultados de glycoarray.

Os interessados devem enviar para Maria Cristina Roque Barreira (mcrbarre@fmrp.usp.br), coordenadora do projeto, declaração de interesse e histórico escolar do Doutorado. Devem ainda ter o seu currículo Lattes atualizado. A seleção será feita por meio do exame da documentação encaminhada. 

Bolsa de pós-doutoramento em Glicobiologia
Área de atuação: Glicobiologia
Nº do processo FAPESP: 2013/4088-0
Título do projeto: Lectinas de Patógenos
Área de conhecimento: Biologia Geral
Pesquisador principal: Maria Cristina Roque Barreira
Unidade/Instituição: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo



Voltar Imprimir este artigo