CFBio - Conselho Federal de Biologia
ÁREAS DE ATUAÇÃO SaúdePORTAL DOS BIÓLOGOSPORTAL DA SAÚDESelo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências BiológicasNormativas de Interesse dos BiólogosPerguntas Frequentes Universidades Públicas Links Úteis Sindicatos e Associações de BiólogosLAI

REDES SOCIAIS

Facebook Twitter Google Plus
Youtube Linkedin Instagram

TEMPO HOJE

BUSCA DE CEP

 

Correios

Estão abertas inscrições ao Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia 2017

Publicado em: 04/12/2017


Estão abertas as inscrições para o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia - Edição de 2017. A temática dessa edição é "Tecnologias para a Economia do Conhecimento" e o prazo para realizar inscrições vai até 2 de março de 2018. A premiação é voltada para estudantes e pesquisadores nacionais ou residentes nos países membros ou associados ao MERCOSUL (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela).

Os trabalhos podem ser elaborados em português ou em espanhol e deverão estar voltados para o MERCOSUL. São contempladas com o prêmio cinco categorias: Integração, Iniciação Científica, Estudante Universitário, Jovem Pesquisador e Pesquisador Sênior.

A premiação consiste em quantias em dinheiro para os agraciados com o primeiro lugar em cada categoria, variando de US$ 2.000,00 (para a categoria Iniciação Científica) a US$ 10.000,00 (para a modalidade Integração). Os vencedores também recebem, cada um, um troféu. Os contemplados com Menção Honrosa recebem placas. Os agraciados com os primeiros lugares e Menção Honrosa recebem ainda hospedagem e passagens aéreas para participar da cerimônia de premiação, sendo que todos os trabalhos agraciados são publicados em livro.

Para avaliar os trabalhos, uma Comissão Julgadora composta por especialistas da comunidade científica e tecnológica dos países membros do Mercosul é designada. A Comissão obedece aos critérios de julgamento previstos no Regulamento do Prêmio. A cerimônia de entrega do Prêmio ocorre no país que exerce a presidência pró-tempore do Mercosul. Nas três últimas edições, o Prêmio foi entregue no Brasil.

O Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia foi criado em 1998 e é uma iniciativa da Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do MERCOSUL (RECyT) e dos organismos de ciência e tecnologia dos países membros e associados ao MERCOSUL, organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil (MCTI) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e conta com o apoio institucional do Movimento Brasil Competitivo (MBC).

Os objetivos são reconhecer e premiar os melhores trabalhos de estudantes, jovens pesquisadores e equipes de pesquisa, que representem potencial contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países membros e associados ao MERCOSUL; incentivar a realização de pesquisa científica e tecnológica e a inovação no MERCOSUL, e contribuir para o processo de integração regional entre os países membros e associados, mediante incremento na difusão das realizações e dos avanços no campo do desenvolvimento científico e tecnológico no MERCOSUL.

Outras informações podem ser obtidas em www.premiomercosul.cnpq.br ou pelo e-mail: pmercosul@cnpq.br.



Voltar Imprimir este artigo