CFBio - Conselho Federal de Biologia
ÁREAS DE ATUAÇÃOSaúdePORTAL DOS BIÓLOGOSPORTAL DA SAÚDESelo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências BiológicasNormativas de Interesse dos BiólogosPerguntas Frequentes Universidades Públicas Links Úteis Sindicatos e Associações de BiólogosLAI

REDES SOCIAIS

Facebook Twitter Google Plus
Youtube Linkedin Instagram

TEMPO HOJE

BUSCA DE CEP

 

Correios

Dia do Biólogo: o profissional que vê soluções e realiza transformações

Publicado em: 03/09/2018


Seja em meio à natureza ou na frenética rotina das cidades, o Biólogo é o profissional que vê soluções e realiza transformações em suas mais diversas áreas de atuação, em Meio Ambiente e Biodiversidade, na Saúde e na Biotecnologia e Produção.

No dia 3 de setembro, Dia Nacional do Biólogo, comemoramos justamente a existência desta profissão que tanto contribui para o avanço da ciência e para a melhoria da qualidade de vida da população. A data é o marco de uma grande conquista: a regulamentação da profissão no Brasil por meio da Lei Nº 6.684, de 3 de setembro de 1979.

Na mesma lei foram criados o Conselho Federal de Biologia (CFBio) e os Conselhos Regionais de Biologia (CRBios). Juntos, eles formam o Sistema CFBio/CRBios, responsável por regular, disciplinar, orientar e fiscalizar a atividade profissional, bem como defender a sociedade.

Ao longo desse período, a profissão de Biólogo no Brasil, assim como a própria sociedade, sofreram intensas mudanças. Com sua visão multidisciplinar e sistêmica, o Biólogo tem participado de desafios tecnológicos e éticos e colaborado de maneira consistente para a construção de um mundo melhor e mais sustentável.

Esse “olhar” transformador do Biólogo, associado à sua atuação na sociedade, é o mote da campanha do Sistema CFBio/CRBios de 2018 em homenagem ao Dia do Biólogo. Através de um jogo de imagens e da pergunta provocativa “O que você vê? O que o Biólogo vê” buscamos lançar luz sobre grandes contribuições que o profissional tem oferecido para o desenvolvimento científico e tecnológico, impactando na vida da população e na conservação do meio ambiente, da biodiversidade e dos ecossistemas.

A campanha possui ainda um caráter de conscientização acerca de temáticas importantes, como o combate e a prevenção contra o mosquito da dengue, a proteção das abelhas e a realização de ações para preservar espécies que estão em risco de extinção.

Assim, nesse dia 3 de setembro, o Conselho Federal de Biologia - CFBio homenageia e parabeniza todos os profissionais da Biologia! Estamos juntos na luta pelo fortalecimento da profissão e por um mundo melhor!   




Voltar Imprimir este artigo