CFBio - Conselho Federal de Biologia
ÁREAS DE ATUAÇÃOSaúdePORTAL DOS BIÓLOGOSPORTAL DA SAÚDESelo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências BiológicasNormativas de Interesse dos BiólogosPerguntas Frequentes Universidades Públicas Links Úteis Sindicatos e Associações de BiólogosLAI

REDES SOCIAIS

Facebook Twitter Google Plus
Youtube Linkedin Instagram

TEMPO HOJE

BUSCA DE CEP

 

Correios

Deputado solicita Sessão Solene em homenagem aos 40 anos da profissão de Biólogo

Publicado em: 26/02/2019


O deputado Fred Costa (PATRIOTA-MG) enviou requerimento nesta terça-feira, 26 de fevereiro de 2019, para o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), solicitando a realização de Sessão Solene no dia 3 de setembro de 2019, Dia Nacional do Biólogo, em homenagem aos 40 anos de regulamentação da profissão.

No Requerimento Nº 613/2019, o deputado justifica que o objetivo é prestar a justa homenagem a "uma classe de suma importância a qualquer sociedade moderna, qual seja aquela que zela pelo estudo da vida no planeta, ou seja, geram conhecimentos sobre diversas espécies de plantas e animais e suas relações com o ambiente. Hoje, a biologia é uma ciência gigantesca que abarca diversas áreas do saber". 

=> Confira aqui as áreas de atuação do Biólogo

De acordo com o deputado, os Biólogos contribuem com a descoberta de respostas para questões fundamentais, pavimentando pesquisas científicas e impactando na melhoria da qualidade de vida de humanos e animais. "O profissional de biologia estuda e defende a maior riqueza do nosso planeta - a vida", complementou, no documento.

Por fim, ele reforçou a história da Biologia, que começou com o primeiro curso, então denominado História Natural, há 85 anos. No entanto, a regulamentação da profissão só aconteceu em 1979, com a sanção da Lei nº 6.684, em 3 de setembro de 1979. A mesma lei criou o Conselho Federal de Biologia (CFBio) e os Conselhos Regionais de Biologia (CRBios). "São anos de lutas e realizações, que têm refletido no fortalecimento da profissão e no aumento de seu reconhecimento perante a sociedade", conclui no requerimento.




Voltar Imprimir este artigo