CFBio - Conselho Federal de Biologia
ÁREAS DE ATUAÇÃO SaúdePORTAL DOS BIÓLOGOSPORTAL DA SAÚDESelo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências BiológicasNormativas de Interesse dos BiólogosPerguntas Frequentes Universidades Públicas Links Úteis Sindicatos e Associações de BiólogosLAI

REDES SOCIAIS

Facebook Twitter Google Plus
Youtube Linkedin Instagram

TEMPO HOJE

BUSCA DE CEP

 

Correios

Conselheira do CFBio ministra Aula Magna na Universidade Católica de Brasília

Publicado em: 04/09/2017


A Conselheira Tesoureira do Conselho Federal de Biologia (CFBio), Vera Lúcia Maróstica Callegaro, ministrou nesta segunda-feira, dia 4 de setembro de 2017, Aula Magna no curso de Ciências Biológicas Universidade Católica de Brasília (UCB). A palestra teve como tema a atuação profissional do Biólogo, com destaque para o Selo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências Biológicas.

A Universidade Católica de Brasília está entre as 18 instituições agraciadas com o Selo CFBio na Edição de 2017. “De antemão, queremos cumprimentar a coordenação do curso, o corpo docente e o corpo discente, todos que formaram esse conjunto para que o curso fosse agraciado nesta edição”, parabenizou Callegaro durante a palestra.

A Conselheira explicou que o Selo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências Biológicas foi criado por meio Resolução CFBio Nº 352/2014 com o objetivo de valorizar o ensino das Ciências Biológicas no Brasil. “Com isso, buscamos zelar pela formação e pelo bom conceito dos que exercem a profissão de Biólogo, de modo que possam estar qualificados para atuar conforme princípios éticos e de excelência profissional”, afirmou.

O Selo CFBio de Qualidade é concedido a cada dois anos. O processo de avaliação dos cursos foi realizado a partir de indicadores do Projeto Pedagógico do Curso, Instrumentos de Avaliação do Curso / MEC e Atuação Profissional dos Egressos. Em 2017, a outorga será realizada em solenidade durante o Fórum Nacional do Sistema CFBio/CRBios e Coordenadores de Curso de Ciências Biológicas, que acontecerá nos dias 15 e 16 de setembro.

Vera Callegaro abordou ainda temas como a atuação do Biólogo, a legislação de regulação da profissão e as atribuições do CFBio e dos Conselhos Regionais de Biologia (CRBios). “Atualmente, temos em torno de 100 mil Biólogos registrados no Brasil. No CRBio-04, que abrange Distrito Federal, Minas Gerais, Goiás e Tocantins, são cerca de 10 mil”, informou.

Quanto ao mercado de trabalho, a Conselheira destacou que a atuação profissional está diluída em três grandes áreas: Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde e Biotecnologia e Produção. “Em todas essas esferas, o Biólogo tem atuado de maneira a melhorar a qualidade de vida da população”, ressaltou.

De acordo com a Coordenadora do curso de Ciências Biológicas da Universidade Católica de Brasília, Luciana de Mendonça Galvão, a aula inaugural foi marcada para essa segunda-feira em comemoração ao Dia do Biólogo, celebrado no dia 3 de setembro.

Em sua fala, a Coordenadora reforçou a importância de conhecer a atuação do Conselho Federal de Biologia, bem como de ter mais informações sobre a carreira e sobre as atividades desempenhadas pelo Biólogo. “O papel do CFBio é essencial porque é o órgão que regula a nossa profissão”, concluiu.




Voltar Imprimir este artigo