CFBio - Conselho Federal de Biologia
ÁREAS DE ATUAÇÃO SaúdePORTAL DOS BIÓLOGOSPORTAL DA SAÚDESelo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências BiológicasNormativas de Interesse dos BiólogosPerguntas Frequentes Universidades Públicas Links Úteis Sindicatos e Associações de BiólogosLAI

REDES SOCIAIS

Facebook Twitter Google Plus
Youtube Linkedin Instagram

TEMPO HOJE

BUSCA DE CEP

 

Correios

CONCEA realiza simpósio sobre alternativas ao uso de animais no ensino

Publicado em: 14/09/2016


O Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea) realiza o simpósio Métodos Alternativos ao Uso de Animais no Ensino, de 5 a 6 de outubro, em São Paulo (SP). O prazo para submissão de trabalhos está aberto até 19 de setembro. As inscrições podem ser feitas até 3 de outubro. 

A ideia do simpósio é compartilhar experiência para construir modelos de educação que atendam a demandas éticas, legais e sociais. Segundo Monica Levy Andersen, coordenadora do Concea, "a proposta do simpósio é conhecer experiências de docentes e pesquisadores brasileiros que trabalham com essas técnicas no ensino em diversas áreas e formar um núcleo de participantes em métodos alternativos, a fim de formar futuros disseminadores de sua relevância para a melhora da educação".

Ela acredita que o evento ajudará a fundamentar bases éticas no aprendizado para uma nova geração de produtores de conhecimento. "O Brasil precisa estar mais ciente sobre métodos alternativos ao uso de animais. Pesquisadores e professores não podem mais alegar desconhecimento de normativas sobre animais de laboratório publicadas pelo território nacional".

Até 19 de setembro, o simpósio recebe submissões de trabalhos para apresentações tradicionais - orais e em forma de pôster -, workshops, palestras de cinco minutos sobre experiências e exposição de modelos na Feira de Métodos Alternativos ao Uso de Animais no Ensino. Inscrições podem ser feitas pelo portal da Universidade Federal de Goiás (UFG).

TRANSIÇÃO

O Concea aprovou 17 métodos alternativos ao uso de animais. Formalizada em setembro de 2014, a lista inaugurou o processo de reconhecimento de técnicas sugeridas por entidades como o Centro Brasileiro de Validação de Métodos Alternativos (BracVAM) ou por estudos colaborativos internacionais publicados em compêndios oficiais. A norma estipula cinco anos para substituição do uso de animais. Para calcular o período, a instância projetou o tempo necessário para adequação da infraestrutura laboratorial e capacitação de recursos humanos demandados pelos ensaios substitutivos.

Já em fevereiro de 2016, o Concea publicou no Diário Oficial da União a Diretriz Brasileira para o Cuidado e a Utilização de Animais em Atividades de Ensino ou de Pesquisa Científica (DBCA), documento sobre responsabilidade institucional que dá respaldo legal à objeção de consciência. "Esse é um passo fundamental rumo a uma prática pedagógica mais moderna", avalia Monica.

Realizado pelo Concea em parceria com a UFG e a Universidade de São Paulo (USP), o simpósio tem apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e conta, ainda, com a colaboração das universidades federais de São Paulo (Unifesp) e do Paraná (UFPR).

SERVIÇO

Evento: Simpósio Métodos Alternativos ao Uso de Animais no Ensino
Data: 5 e 6 de outubro de 2016
Local: Auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP
Endereço: Rua do Lago, 876, Butantã Cidade: São Paulo (SP)
Informações e inscrições: pelos site http://eventos.ufg.br/METODOSALTERNATIVOS ou pelo e-mail simposio.metodosalternativos@mctic.gov.br

PROGRAMAÇÃO

Dia 5 de outubro
9h - Mesa de abertura
Profa. Dra. Mônica Andersen - CONCEA
Prof. Dr. Marco Antonio Zago - Reitor da USP
Prof. Dr. José Goldemberg - Presidente da FAPESP
Prof. Dr. Hernan Chaimovich Guralnik - Presidente do CNPq

9h40 - Palestra de abertura: A ética do uso de animais no ensino
Profa. Dra. Rita Leal Paixão (UFRJ)

10h50 - Apresentação de trabalho oral

11h10 - Intervalo

11h40 - Simpósio: Ensinando e desenvolvendo a ciência sem animais

13h - Almoço

14h30 - Simpósio: O Ensino em Disciplinas Básicas

16h10 - Apresentação de trabalho oral

16h30 - Intervalo

17h - Sessão "Pôsteres falantes"

18h - Encerramento

Dia 6 de outubro
9h - Workshop: construindo modelos para o ensino

11h - Intervalo

11h30 - Exposição de métodos alternativos

12h - Almoço

13h30 - Apresentações de trabalho oral

14h50 - Intervalo

15h20 - Métodos alternativos: experiências internacionais
Profa. Dra. Rosangela Ribeiro, World Animal Protection

16h - Mesa-redonda: substituição ao uso de animais no ensino de técnica cirúrgica
Profa. Dra. Júlia Matera (USP)
Representante da Faculdade Evangélica de Medicina - Curitiba (PR)
Prof. Dr. Rogério Ribeiro Robis (UFPR)

17h30 - Encerramento

Fonte: MCTIC



Voltar Imprimir este artigo