CFBio - Conselho Federal de Biologia
ÁREAS DE ATUAÇÃOSaúdePORTAL DOS BIÓLOGOSPORTAL DA SAÚDESelo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências BiológicasNormativas de Interesse dos BiólogosPerguntas Frequentes Universidades Públicas Links Úteis Sindicatos e Associações de BiólogosLAI

REDES SOCIAIS

Facebook Twitter Google Plus
Youtube Linkedin Instagram

TEMPO HOJE

BUSCA DE CEP

 

Correios

CFBio participa da 1ª Conferência de Vigilância em Saúde

Publicado em: 27/02/2018


O Conselho Federal de Biologia - CFBio participou nesta terça-feira (27), às 18h, da cerimônia de abertura da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, realizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) no Centro de Eventos do Clube da Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados/ASCADE, em Brasília. A Bióloga Silma Maria Alves de Melo representou o CFBio na solenidade.

O evento acontece entre os dias 27 de fevereiro e 2 de março e reúne mais de 2 mil participantes eleitos nas conferências estaduais, municipais, macrorregionais e livres. Também participaram da solenidade de abertura representantes do Ministério da Saúde, da Fiocruz, de Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), além de federações, confederações, executivas de estudantes, entidades representativas da sociedade civil.

O objetivo é criar uma política nacional que fortaleça as ações de vigilância em saúde no Sistema Único de Saúde (SUS). Construída coletivamente entre os participantes, a política deve estabelecer um modelo de atenção à saúde que reduza o risco de doenças e outros agravos.

Durante sua fala, o presidente do CNS, Ronald Santos, relembrou a trajetória de construção da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, que visa a “ser um marco na história do SUS”. “O que nós estamos enfrentando hoje é uma ofensiva da morte, da violência, do ódio, da intolerância”, disse ao destacar que o combate travado pela conferência é o de defesa da vida e da democracia e de fortalecimento do SUS.

Já o diretor-presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa da Silva Júnior, reafirmou o papel histórico da conferência para consolidação da vigilância: “Aqui nós teremos oportunidade de um debate rico, construtivo”. “Viva o SUS e viva a Vigilância em Saúde”, concluiu.  

=> Conheça a programação e os palestrantes da 1ª CNVS

A Bióloga Silma Melo reforçou a importância da participação do Conselho Federal de Biologia na conferência, tendo em vista que a Saúde é uma das áreas de atuação do Biólogo. “A Vigilância em Saúde conta atualmente com a participação de muitos Biólogos, que atuam em controle de vetores e pragas e também na prevenção de doenças como dengue, malária, febre amarela e Zika. Além disso, o profissional atua na gestão, em áreas técnicas, em pesquisas, análises clínicas e na educação”, afirmou.

De acordo com ela, os Biólogos têm oferecido grandes contribuições em espaços de promoção da saúde nos diferentes níveis de atenção (básica, média e de alta complexidade), bem como na elaboração e execução de políticas públicas e de projetos, em protocolos de diretrizes clínicas, no âmbito do SUS em instâncias municipais, estaduais e federal.  

=> Conheça o Caderno das Propostas Consolidadas para a 1ª CNVS

A Vigilância em Saúde inclui a vigilância sanitária, a epidemiológica, a ambiental e a de saúde do trabalhador, com atividades de prevenção e promoção da saúde. Com as ações da área, é possível promover mais qualidade de vida para a população brasileira.

Mais informações:
O que: 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (CNVS)
Quando: 27 de fevereiro a 2 de março
Onde: Centro de Eventos da Ascade (SCES Trecho 2, Conjunto 10, Lote 18, Asa Sul, Brasília)
Contato: (61) 3315-3576 / 3135 Fonte: CNVS

Com informações da 1ª CNVS 




Voltar Imprimir este artigo