CFBio - Conselho Federal de Biologia
ÁREAS DE ATUAÇÃO SaúdePORTAL DOS BIÓLOGOSPORTAL DA SAÚDESelo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências BiológicasNormativas de Interesse dos BiólogosPerguntas Frequentes Universidades Públicas Links Úteis Sindicatos e Associações de BiólogosLAI

REDES SOCIAIS

Facebook Twitter Google Plus
Youtube Linkedin Instagram

TEMPO HOJE

BUSCA DE CEP

 

Correios

CFBio outorga Título de Biólogo Honorário ao Prof. Ângelo Barbosa Monteiro Machado

Publicado em: 09/03/2017


O Conselho Federal de Biologia (CFBio) concederá o Título de Biólogo Honorário ao professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Ângelo Barbosa Monteiro Machado. A solenidade de outorga acontecerá nesta sexta-feira, dia 10 de março, às 20 horas, na sede do Conselho Regional de Biologia da 4ª Região (CRBio-04), responsável pela proposição do título, localizada na Av. Amazonas, 298 - 15º Andar - Centro - Belo Horizonte/MG.

A outorga do Título de Biólogo Honorário foi instituída e regulamentada pela Resolução CFBio nº 353, de 5 de dezembro de 2014. A honraria é concedida pelo CFBio a profissionais de outras áreas que, com a excelência de seu trabalho, atuaram em favor das Ciências Biológicas, tendo prestado relevantes serviços à sociedade, salvaguardando e ampliando o espaço de atuação profissional do Biólogo.

O Prof. Ângelo Machado graduou-se em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1958 e concluiu seu Doutorado em Anatomia em 1963. Porém, nunca exerceu a profissão, dedicando-se ao ensino e à pesquisa na área de neurobiologia. Foi o responsável pela criação do Laboratório de Neurobiologia e do Centro de Microscopia Eletrônica do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG.

Em 1987 submeteu-se a novo concurso para a docência, tornando-se professor adjunto de Entomologia. Como entomologista descreveu cerca de 100 espécies de libélulas. Ao longo de sua vida reuniu uma coleção de 35 mil libélulas, que foi doada à UFMG em 2015.

Exerceu vários cargos em sociedades científicas e agências de fomento, destacando-se os seguintes: vice-presidente da SBPC; membro dos Conselhos da FINEP, SBPC, Sociedade Internacional de Odonatologia e Sociedade Brasileira de Zoologia. Nesta última, coordenou o grupo de trabalho que elaborou a lista oficial de espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção. Foi ainda Consultor da CAPES e membro da Comissão de Sociedades Científicas.

Tem 165 publicações científicas (85 trabalhos, a maioria em revistas internacionais e 80 resumos) e um livro didático (Neuroanatomia Funcional). É autor também de uma série de livros infantis que exploram a temática da Biologia, e que já lhe renderam um Prêmio Jabuti.

Com informações do CRBio-04



Voltar Imprimir este artigo