CFBio - Conselho Federal de Biologia
ÁREAS DE ATUAÇÃO SaúdePORTAL DOS BIÓLOGOSPORTAL DA SAÚDESelo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências BiológicasNormativas de Interesse dos BiólogosPerguntas Frequentes Universidades Públicas Links Úteis Sindicatos e Associações de BiólogosLAI

REDES SOCIAIS

Facebook Twitter Google Plus
Youtube Linkedin Instagram

TEMPO HOJE

BUSCA DE CEP

 

Correios

Biólogo José Roberto Goldim recebe prêmio internacional em Bioética

Publicado em: 28/03/2017


O Conselho Federal de Biologia - CFBio cumprimenta o Biólogo Dr. José Roberto Goldim (02387/03), que foi escolhido em votação unânime para receber o prêmio Fritz Jahr International Award for Research and Promotion of European Bioethics de 2017. A premiação acontecerá em maio, na Croácia.

Goldim é responsável pela criação de comitês de ética em pesquisa em diversas instituições hospitalares e de ensino no Rio Grande do Sul e atua como chefe do Serviço de Bioética do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Além disso, foi Conselheiro Regional e atualmente é coordenador da Comissão de Ética Profissional do Conselho Regional de Biologia da 3ª Região - CRBio-03.

A premiação ocorre, anualmente, com o objetivo de reconhecer esforços, qualidades e realizações na pesquisa e na promoção da Bioética Europeia, sendo conferida após votação de um júri composto por especialistas de diversos países. O conceito de Bioética Europeia se refere ao conjunto de valores promovidos pelo patrimônio intelectual e cultural europeu e não, especificamente, à localização geográfica.

Em 2017, o júri foi formado pelos professores e pesquisadores Hans-Martin Sass (Universidade de Ruhr em Bochum-Alemanha e Instituto Kennedy de Ética da Universidade Georgetown-Estados Unidos); Helene Roig (Instituto Borja de Bioética da Universidade Ramon Llull de Barcelona-Espanha); Ante Covic (Faculdade de Humanidades e Ciências Sociais da Universidade de Zagreb-Croácia); Iva Rincic (Faculdade de Medicina da Universidade de Rijeka-Croácia) e Amir Muzur (Faculdade de Medicina da Universidade de Rijeka-Croácia).

O nome do prêmio presta uma homenagem a Paul Max Fritz Jahr, teólogo e professor alemão responsável por empregar, pela primeira vez, o termo “Bioética”, no ano de 1926.

Informações do Hospital de Clínicas de Porto Alegre



Voltar Imprimir este artigo