CFBio - Conselho Federal de Biologia
ÁREAS DE ATUAÇÃO SaúdePORTAL DOS BIÓLOGOSPORTAL DA SAÚDESelo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências BiológicasNormativas de Interesse dos BiólogosPerguntas Frequentes Universidades Públicas Links Úteis Sindicatos e Associações de BiólogosLAI

REDES SOCIAIS

Facebook Twitter Google Plus
Youtube Linkedin Instagram

TEMPO HOJE

BUSCA DE CEP

 

Correios

Atuação dos Biólogos em Análises Clínicas tem nova garantia judicial

Publicado em: 06/10/2016


Análises Clínicas, UFMG, Conselho Federal de Biomedicina, CFBio, Conselho Federal de Biologia

A atuação profissional dos Biólogos na área de Análises Clínicas obteve novo reconhecimento judicial, desta vez por parte da 13ª Vara Federal do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, do Estado de Minas Gerais. Em decisão proferida no dia 2 de setembro de 2016, o juiz da 13ª Vara Federal manteve as vagas exclusivas para Biólogos em concurso público para atuar em Análises Clínicas (Edital nº 358/2016), realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Em sua decisão (confira em anexo), o juiz entendeu que, exceto pelo fato de que as profissões de Biologia e Biomedicina tenham sido criadas pela Lei nº 6.684/79, a descrição das atribuições previstas pelo concurso ao cargo de Biólogo não é compatível com as atribuições do Biomédico.

=> Sentenças judiciais garantem atuação do Biólogo em Análises Clínicas. Confira!

O juiz reiterou em sua decisão que, segundo a descrição sumária do cargo, competirá ao Biólogo selecionado para a vaga “estudar seres vivos, desenvolver pesquisas na área de biologia, biologia molecular, biotecnologia, biologia ambiente e epidemiologia e inventariar biodiversidade; organizar coleções biológicas; manejar recursos naturais; desenvolver atividades de educação ambiental; realizar diagnósticos biológicos, moleculares e ambientais, além de análises clínicas, citológicas, citogênicas e patológicas. Assessorar nas atividades de ensino pesquisa e extensão”.

=> Leia mais: CFBio obtém nova vitória judicial na área de Análises Clínicas


Lista de anexo(s) do artigo:


DECISÃO - TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO

DECISÃO - TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO

13ª VARA FEDERAL


Voltar Imprimir este artigo