Clique aqui para imprimir

CFBio participa de reunião dos Conselhos Profissionais de Saúde sobre EAD

Publicado em: 14/05/2018

O Conselho Federal de Biologia - CFBio participou na última quinta-feira, dia 10 de maio, de reunião dos Conselhos Profissionais da Área de Saúde sobre Educação à Distância (EAD), que aconteceu no Grand Bittar Hotel, em Brasília. O assessor parlamentar Rogério Jansen representou o Conselho Federal no evento. 

Durante a reunião, foram discutidos histórico e conjuntura legislativa, estratégias de comunicação implementadas pelos conselhos federais e estratégias de enfrentamento realizadas pelos fóruns regionais.

Em dezembro de 2017, o CFBio assinou, juntamente com outras 38 entidades e com apoio do Conselho Nacional de Saúde, Nota Pública que manifesta posicionamento contrário à graduação na área da saúde na modalidade a distância. Aderiram à manifestação associações, conselhos profissionais, federações, confederações, sindicatos, coletivos, redes de ensino, sociedades, escolas, bem como executivas de estudantes.

Na nota, as entidades reforçaram a necessidade de formação presencial no caso de trabalhadores da área da saúde, tendo em vista que, nessa formação, "é imprescindível a integração entre o ensino, os serviços de saúde e a comunidade" e "o desenvolvimento de habilidades e atitudes que não podem ser obtidas por meio da modalidade EaD, sem o contato direto com o ser humano, visto tratar-se de componentes da formação que se adquirem nas práticas inter-relacionais".

"A modalidade EaD desconsidera que a educação na saúde requer interação constante entre os(as) trabalhadores(as) da área, estudantes e usuários(as) dos serviços de saúde, para assegurar a integralidade da atenção, a qualidade e a humanização do atendimento prestado aos indivíduos, famílias e comunidades. Deste modo, os(as) estudantes precisam ser inseridos(as) nos cenários de práticas do Sistema Único de Saúde (SUS) e outros equipamentos sociais desde o início da formação, integrando teoria e prática, o que lhes garantirá compromissos com a realidade de saúde do seu país e sua região", argumentam as entidades no documento.

Leia também:

FCFAS defende necessidade de diálogo sobre formação de profissionais da saúde
Em Nota Pública, entidades se manifestam contra graduação a distância na área da Saúde
CFBio se manifesta contra o Ensino à Distância na graduação para área da Saúde
Executivas de Estudantes se posicionam sobre Ensino à Distância na área da Saúde
Operação EaD constata risco à Saúde Coletiva nos cursos de Enfermagem à distância