Clique aqui para imprimir

CFBio lança campanha do Dia do Biólogo de 2017

Publicado em: 26/08/2017

O Conselho Federal de Biologia - CFBio lançou, no dia 26 de agosto, a campanha do Dia do Biólogo de 2017 com o objetivo de divulgar a enorme contribuição que o profissional oferece à sociedade em suas diversas áreas de atuação. O Dia Nacional do Biólogo é celebrado em todo 3 de setembro, em homenagem à data de regulamentação da profissão em 1979.

Nesse ano, a campanha se volta para histórias inspiradoras de Biólogos brasileiros que, por meio de sua profissão, têm revolucionado a ciência e a qualidade de vida da população. No total, serão publicadas, entre agosto e novembro de 2017, cinco páginas na revista Veja e cinco reportagens no site da revista, todas divulgadas em redes sociais.

A primeira peça da campanha, “O Divisor de Águas" (confira em anexo), publicada no dia 26 de agosto na edição nº 2545 da revista Veja, conta a história de um dos mais respeitados Biólogos do País que realizou o sonho de fundar o maior aquário marinho da América do Sul: o diretor-presidente do AquaRio, Marcelo Szpilman (CRBio 032176/02-D). Szpilman é estudioso e admirador dos peixes e tubarões. Seu desejo de preservá-los foi um grande motivador para criação do AquaRio.

Já a segunda matéria, Na Vanguarda da Biologia (em anexo), publicada no dia 2 de setembro, edição nº 2546 da revista Veja, abordou a trajetória do Biólogo José Galizia Tundisi, um dos maiores expoentes da Biologia. Seu objetivo: construir um mundo melhor.

No dia 30 de setembro, saiu mais uma matéria, intitulada Plantando no Concreto, publicada na edição nº 2550 da Veja. A reportagem (em anexo) conta a história do Biólogo Gustaaf Winters, que tem ressignificado espaços públicos por meio do paisagismo.

A quarta matéria da série, Investigador de Células (em anexo), publicada na edição nº 2554, do dia 28 de outubro de 2017, traz uma referência em estudos de células-tronco: o Biólogo Stevens Rehen.

Por fim, a reportagem Genética à Brasileira (em anexo), programada para a edição nº 2558, do dia 25 de novembro de 2017, relata a trajetória da Bióloga Regina Mingroni Netto, que pesquisa importantes processos de miscigenação no País, sendo referência na área da genética. 

Conheça mais sobre a história espetacular desses Biólogos nas reportagens completas publicadas no site da Veja:
Esta bióloga está empenhada na melhoria da qualidade de vida
Biólogo especialista em células-tronco ajuda a divulgar a ciência
Este biólogo paisagista mudou a realidade de cidades brasileiras
José Galizia Tundisi: na vanguarda da biologia brasileira
Aquário brasileiro busca revolucionar a biologia marinha

Consulte sempre um Biólogo

Assim como nos anos anteriores, a campanha de 2017 reforça o mote Consulte Sempre Um Biólogo, lançado pelo CFBio a fim de estimular a contratação de Biólogos nas áreas de Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde e Biotecnologia.

Além da veiculação dos conteúdos nas mídias da revista Veja, o Conselho Federal de Biologia também preparou uma campanha especial em homenagem ao Dia do Biólogo, profissional que aponta o caminho para um mundo melhor. Os cartazes e vídeo foram divulgados no Youtube, Facebook, Intagram, Twitter e no site do CFBio.

Acompanhe e compartilhe a campanha realizada nas mídias!

SUPERBIÓLOGOS

Nos anos anteriores, o Conselho Federal de Biologia apostou no formato de história em quadrinhos para a campanha do Dia do Biólogo. As artes foram veiculadas nas revistas Veja e National Geographic e em redes sociais.

Em 2016, a campanha mostrou a atuação do Biólogo em áreas estratégicas como Análises Clínicas, Saneamento Ambiental, Licenciamento Ambiental, combate ao mosquito Aedes aegypti e enquanto guardiões da vida no planeta.

Já em 2015, as artes da campanha reforçaram as enormes contribuições do Biólogo em áreas como Genética, Gestão Ambiental, Aquicultura, Biodiversidade e na Sustentabilidade, além de abordar a genialidade do Biólogo Charles Darwin.